sábado, dezembro 27, 2014

Porto Alegre: Jabuticaba


Quando fui ao mercado de Porto Alegre, perguntei o que era mais típico para comer. O Flávio respondeu de imediato: "Jabuticaba - o fruto que só há no Brasil".

Não comprámos nesse dia porque os que haviam estavam todos moles, mas no sábado, no mercado de rua perto do parque da redenção, o Flávio comprou-me um saco cheio de Jabuticaba e ainda me contou uma história:

Quando o primeiro ministro do Japão visitou pela primeira vez o Brasil no mandato do Lula da Silva, assim que chegou, pediu para ir comer "jabuticaba no pé", que corresponde a tirar directamente o fruto do tronco da árvore. Segundo os brasileiros, é uma das melhores experiências gastronómicas que se pode ter.
Assim, lá foi a comitiva política pela selva adentro, na região de São Paulo, para comer o fruto tão apetecido que só existe no Brasil. De tal forma é a identificação com o fruto que, quando acontece algo tipicamente brasileiro, eles têm o costume de dizer que isso é uma "jabuticaba" como metáfora àquilo que se poderia chamar de "brasileirada".

Lindo!

1 comentário:

Filipe Pinto disse...

Fiquei curioso com o que aconteceu primeiro. A história ou o desenho? Suspeito que a 'estória'...
A junção dos dois ficou uma delícia.