sábado, junho 04, 2016

Lisistrata

Dia 2 
(2ª parte)


No dia anterior, no percurso pelo interior da Giudecca, encontrámos este cartaz a promover uma performance de actores ao improviso sobre a obra de Aristofane, Lisistrata.
- Devíamos ir. Ainda por cima é gratuita! 
- Sim, temos de perguntar onde fica o Centro Cultural.
Fotografámos o cartaz para não nos esquecermos.


A sala era pequena e tinha, sobretudo, amigos e familiares na plateia.
A peça começou com o narrador acompanhado pelo som da harpa.

A história baseia-se na importância do papel da mulher: enquanto os homens não terminassem a guerra, elas recusavam-se a fazer amor com eles. 
E conseguiram!


Este segundo dia terminou com um jantar à beira mar, com vista para Veneza, a fazer desenhos enquanto esperávamos por três pizzas maravilhosas.

No dia seguinte chegava a Simonetta. Começavam também as montagens exteriores do pavilhão português para a Bienal. Havia que descansar bem para estarmos frescos para desenhar no dia seguinte, mas esta noite revelou-se difícil... quando o despertador tocou de manhã, o Zé disse com voz bem alta: 
- Epá, eu não dormi!
Não sei se foi da pizza ou do vinho, mas eu também não dormi nada bem nesta noite...

1 comentário:

Henrique Vogado disse...

Ainda há uns tempos li essa peça de teatro. Ficou o bichinho e continuei a ler outras peças do Aristófanes. Incrível conceber que são situações de há 2500 anos e continuam tão actuais.
Há uma versão inglesa com ilustrações de aubrey beardsley que revelam muito do pensamento austero vitoriano.

Ontem vi o documentário da visita do Siza Vieira à Giudecca, as conversas com os moradores. Passou à tarde na SIC Notícias.