sábado, abril 18, 2009

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


Com esta fotografia termino o ciclo fotográfico dedicado à Safi.

A Safi é uma mulher corajosa: teve 7 filhos do primeiro marido - que morreu picado por uma cobra. Casou de novo e teve mais 7 filhos. O segundo marido abandonou-a. Três filhos morreram.
Quando ficou sozinha com 11 filhos, a família pressionou-a a casar de novo, pois não poderia ficar sozinha. Não aceitou essa situação por não saber que marido lhe iria calhar - se um que a ajudaria ou que a obrigasse a ter ainda mais filhos.

Por não aceitar casar de novo, a família recusou-a e teve de ir viver para Empada, renegada pela própria família...

A Safi que eu conheci era uma pessoa livre do peso e valores tradicionais. Pensava pela sua própria cabeça, fruto da coragem que teve em recusar mais um casamento.

É, no entanto, uma das pessoas mais pobres de Empada...

____________________________________________________________________

With this picture, I finish the photographic cycle dedicated to Safi.

Safi is a brave woman: she had 7 children with her first husband, who died bitten by a snake. She got married again and she had another 7 children. Her second husband abandoned her. Three of her children died.

When she was left alone with 11 children, her family pressured her into marriage again, for she couldn’t stay alone. She didn’t accept the situation since she didn’t know what kind of husband she would get – one that would help her or one that would force make her have more children.

Because she didn’t want to remarry, her family refused her and she had to move to Empada, rejected by her own family…

The Safi I met was a woman free of the weight of traditional values. She thought with her own head, which was a result of the courage she had to decline yet another marriage.

She is, however, one of the poorest people in Empada…


10 comentários:

Cristiana disse...

A postura de Safi é realmente notável. A coragem com que enfrenta as dificuldades e a mão firme de negar os valores tradicionais (não querer voltar a casar)perante as dificuldades que implica criar tantos filhos sozinha. E o mais espantoso ainda é perceber a forma como convive com os problemas, talvez tivesse todas as razões para ser uma pessoa que "desistisse" de viver, mas não, pelo contrário, é uma mulher lutadora e de "cabeça erguida".
Admiração é o sentimento que a Safi desperta.

Mário Linhares disse...

É, de facto a Safi é uma mulher impressionante!

Amnistisiados disse...

Olá! :)

Mais uma vez, obrigada pelas fotografias e pelas palavras.

Se já existia alguma vontade em conhecer a Safi, esta aumentou ainda mais ao ler este último post. Deve, realmente, ser uma mulher muito especial. É um exemplo. E mais uma vez, não posso deixar de concordar com a Cristiana.

Sabemos o quão, por vezes, é difícil sermos quem somos, independentemente da comunidade em que estamos inseridos. Muitas vezes somos forçados a fazer coisas que não queremos, em que não cremos. Cedemos à vontade dos outros, esquecemo-nos de sermos quem somos.

É óptimo ver como a Safi foi atrás daquilo em que acreditava, enfrentando os outros. Coisa que por vezes é difícil de fazer... Infelizmente, trouxe-lhe consequências. Mas acho que existem poucas coisas mais importantes que agirmos por nós próprios, sendo nós mesmos.

A Safi é um ser humano magnífico. Pelo pouco que já sei dela, gosto de tentar imaginar aquilo que ela poderá ter respondido à pergunta "Se mandasses em Empada, o que mudarias?". Gosto de podê-la imagina-la, simplesmente...:)

Na quarta-feira fomos para as ruas, para levar a história de Safi às pessoas. Mas tivemos azar, a chuva caia com toda a força. Contudo, tivemos uma ideia, vamos tentar falar com algumas pessoas que (esperemos nós) nos podem ajudar a dar o telhado de zinco à Safi. Vamos ver como corre...

Cumprimentos! ;)

Mário Linhares disse...

Caras amnistisiadas

Quem anda à chuva molha-se, mas quando podemos escolher a chuva que nos vai molhar, tudo fica mais simples!

Tenho a certeza que quem vos encontrou pelo caminho vos achou corajosas e convictas do que estavam a fazer. Passaram de certeza uma imagem de determinação!

Sinto-me feliz por perceber o vosso empenho para com a Safi. Ela vai gostar de saber que vocês a ajudaram. Quando enviarmos a nossa ajuda pelo grupo vencedor temos de enviar também algo mais para ela vos ficar a conhecer, nem que seja um postal fotográfico! :)

Abraço forte!

cristiana disse...

Peço desculpa pelo comentário fugir ao tema que o blog se porpõe.
Mas queria lhe perguntar se os pequenos rádios utilizados pelas familias de Empada têm alguma coisa de diferente dos nossos, ou seja, se eu levasse um daqui para lá, funcionaria, devidamente?

cristiana disse...

*Propõe

Amnistisiados disse...

Faremos isso! :)

Mário Linhares disse...

Olá Cristiana

Os rádios que eu vi em Empada são geralmente de ondas curtas para poderem apanhar emissões de estações distantes.

cristiana disse...

Obrigado, mais uma vez, Mario pelo esclarecimento ;D

Mário Linhares disse...

De nada Cristiana

Ajudo sempre que posso!