sexta-feira, julho 26, 2013

Exame Nacional de Desenho A





O Exame Nacional de Desenho A tem duas coisas completamente antagónicas:

1 - é completamente previsível
2 - é completamente imprevisível

Passo a explicar: sabe-se o que vai sair, peças em cartolina para montar e fazer um modelo no primeiro grupo. Obras literárias ou gráficas no segundo. Embora não se saiba que peças são e que obras vão ser escolhidas, a verdade é que não há grandes desculpas para ser-se apanhado de surpresa...
O que é verdadeiramente imprevisível é a correção do exame. Os critérios estão definidos, mas a margem de interpretação é enorme. Para uns, uma composição equilibrada é uma coisa e para outros é outra. O domínio da técnica só pode ser avaliado por um professor que a domine também, caso contrário é apenas o julgamento teórico de quem nunca experimentou desenhar com aparo e tinta da china. E se diluirmos a tinta da china com água para termos tonalidades, ela passa a parecer aguarela e pode ser também mal avaliada...
Enfim, as variantes são tantas que cada vez mais me convenço que o verdadeiramente importante é o trabalho feito ao longo do ano letivo. O modo como o pensamento criativo vai sendo consolidado, assim como a segurança do desenho. É tudo uma questão de tempo, mais tarde ou mais cedo tudo se revela e o exame é apenas um passo neste percurso enorme no mundo artístico.

5 comentários:

Gabriel Silva disse...

Não podia concordar mais com o que foi escrito.
Vou realizar este exame ainda esta ano...

Joana Maltez disse...

Boa tarde, vou realizar este exame daqui a menos de um mês mas nao estive em artes, no entanto vou arriscar, mas alguem me sabe dar exclarecimentos? Por exemplo nós só temos 1 folha para todos os exercícios ou uma para cada? Quanto tempo demoram asairos resultados?

Mário Linhares disse...

Olá Joana

Podes encontrar toda a informação sobre o Exame de Desenho no site do IAVE.
O link directo para o pdf de informação sobre os conteúdos e materiais que podem sair está aqui:
http://provas.iave.pt/np4/file/4/IE_EX_DesA706_2016.pdf

Também é bom ver as provas dos anos anteriores. Link aqui:
http://bi.iave.pt/exames/exames/eSecundario/744/?listProvas

Bom trabalho!

Anónimo disse...

Ola, podia só dar-me uma informação relativamente ao exame? É o seguinte,eu não estudei em artes porem tentei fazer o exame nacional este ano e, apesar de positiva,a nota foi baixa e não tenho como saber o porquê... Então fiquei a pensar num dos motivos: as proporções. Por norma é melhor desenhar à escala real ou aumentado de modo a preencher a folha?
Obrigado pela atenção, continuação

Mário Linhares disse...

Olá "Anónimo"!

Os critérios de avaliação do exame nacional 2017, 1.ª fase, estão online aqui:
http://cdn.iave.pt/provas/2017/EX-DesA706-F1-2017-CC-VD.pdf

Existe a possibilidade de pedir cópia da prova para verificar como foi feita a cotação. Deves dirigir-te à secretaria da tua escola para isso.

Boa sorte!