sexta-feira, julho 26, 2013

Exame Nacional de Desenho A





O Exame Nacional de Desenho A tem duas coisas completamente antagónicas:

1 - é completamente previsível
2 - é completamente imprevisível

Passo a explicar: sabe-se o que vai sair, peças em cartolina para montar e fazer um modelo no primeiro grupo. Obras literárias ou gráficas no segundo. Embora não se saiba que peças são e que obras vão ser escolhidas, a verdade é que não há grandes desculpas para ser-se apanhado de surpresa...
O que é verdadeiramente imprevisível é a correção do exame. Os critérios estão definidos, mas a margem de interpretação é enorme. Para uns, uma composição equilibrada é uma coisa e para outros é outra. O domínio da técnica só pode ser avaliado por um professor que a domine também, caso contrário é apenas o julgamento teórico de quem nunca experimentou desenhar com aparo e tinta da china. E se diluirmos a tinta da china com água para termos tonalidades, ela passa a parecer aguarela e pode ser também mal avaliada...
Enfim, as variantes são tantas que cada vez mais me convenço que o verdadeiramente importante é o trabalho feito ao longo do ano letivo. O modo como o pensamento criativo vai sendo consolidado, assim como a segurança do desenho. É tudo uma questão de tempo, mais tarde ou mais cedo tudo se revela e o exame é apenas um passo neste percurso enorme no mundo artístico.

8 comentários:

Unknown disse...

Não podia concordar mais com o que foi escrito.
Vou realizar este exame ainda esta ano...

Joana Maltez disse...

Boa tarde, vou realizar este exame daqui a menos de um mês mas nao estive em artes, no entanto vou arriscar, mas alguem me sabe dar exclarecimentos? Por exemplo nós só temos 1 folha para todos os exercícios ou uma para cada? Quanto tempo demoram asairos resultados?

Mário Linhares disse...

Olá Joana

Podes encontrar toda a informação sobre o Exame de Desenho no site do IAVE.
O link directo para o pdf de informação sobre os conteúdos e materiais que podem sair está aqui:
http://provas.iave.pt/np4/file/4/IE_EX_DesA706_2016.pdf

Também é bom ver as provas dos anos anteriores. Link aqui:
http://bi.iave.pt/exames/exames/eSecundario/744/?listProvas

Bom trabalho!

Anónimo disse...

Ola, podia só dar-me uma informação relativamente ao exame? É o seguinte,eu não estudei em artes porem tentei fazer o exame nacional este ano e, apesar de positiva,a nota foi baixa e não tenho como saber o porquê... Então fiquei a pensar num dos motivos: as proporções. Por norma é melhor desenhar à escala real ou aumentado de modo a preencher a folha?
Obrigado pela atenção, continuação

Mário Linhares disse...

Olá "Anónimo"!

Os critérios de avaliação do exame nacional 2017, 1.ª fase, estão online aqui:
http://cdn.iave.pt/provas/2017/EX-DesA706-F1-2017-CC-VD.pdf

Existe a possibilidade de pedir cópia da prova para verificar como foi feita a cotação. Deves dirigir-te à secretaria da tua escola para isso.

Boa sorte!

Rodrigo disse...

Boa tarde.
Eu sou um aluno de 12ºano e vou fazer o exame a desenho A, estive a ver os exames dos anos passados e parecem-me difíceis.
Alguém ou você(Mario Linhares) sabe onde se encontram as resoluções dos exames?

Mário Linhares disse...

Olá Rodrigo,

Que eu saiba não há resoluções do exame de Desenho A.

Eventualmente pode haver alguns comentários ao exame. A APROGED, de vez em quando, consegue ter alguns comentários ao exame. Verifica aqui:

https://www.aproged.pt/examesdesenho.html

Boa sorte com o exame!

Rodrigo disse...

Muito obrigado Mário.
Ainda tive esperança que me repondesse depois destes anos todos que ninguém comentou nada.