sexta-feira, julho 26, 2013

Exame Nacional de Desenho A





O Exame Nacional de Desenho A tem duas coisas completamente antagónicas:

1 - é completamente previsível
2 - é completamente imprevisível

Passo a explicar: sabe-se o que vai sair, peças em cartolina para montar e fazer um modelo no primeiro grupo. Obras literárias ou gráficas no segundo. Embora não se saiba que peças são e que obras vão ser escolhidas, a verdade é que não há grandes desculpas para ser-se apanhado de surpresa...
O que é verdadeiramente imprevisível é a correção do exame. Os critérios estão definidos, mas a margem de interpretação é enorme. Para uns, uma composição equilibrada é uma coisa e para outros é outra. O domínio da técnica só pode ser avaliado por um professor que a domine também, caso contrário é apenas o julgamento teórico de quem nunca experimentou desenhar com aparo e tinta da china. E se diluirmos a tinta da china com água para termos tonalidades, ela passa a parecer aguarela e pode ser também mal avaliada...
Enfim, as variantes são tantas que cada vez mais me convenço que o verdadeiramente importante é o trabalho feito ao longo do ano letivo. O modo como o pensamento criativo vai sendo consolidado, assim como a segurança do desenho. É tudo uma questão de tempo, mais tarde ou mais cedo tudo se revela e o exame é apenas um passo neste percurso enorme no mundo artístico.

quarta-feira, julho 03, 2013

Retiro de diários gráficos


Esta é uma situação mesmo muito excepcional. Tenho vindo a organizar um retiro de diários gráficos por ano e em 2013, já fiz um... 
Acontece que a Margarida Alvim, que agarrou com todas as forças no projecto da Casa Velha, em Ourém, me desafiou a fazer lá um retiro extra e não fui capaz de recusar.

Vou recuperar temas dos três primeiros retiros e orientá-los para um espaço que respira a raízes e origens portuguesas. A quinta é uma autêntica viagem aos nossos antepassados!

O retiro está pensado para começar ao final da tarde de sexta feira, com o jantar e terminar ao início da tarde, depois do almoço de domingo.

Tal como o nome indica, as condições são as de uma casa de família com casas de banho partilhadas. Há uma camarata feita muito recentemente com colchões para as quais será preciso levar saco-cama.

Dúvidas, inscrições e afins para o meu mail: linhares.mr@gmail.com