domingo, julho 04, 2021

Franklin McMahon: Reportage Master

 


A primeira vez que ouvi falar no Franklin McMahon foi num jantar em Amesterdão com um grupo de amigos. Já não me lembro bem porquê, mas o Jim Richards falou-me dele. Nem consegui perceber bem o nome e tive de lhe pedir que mo escrevesse no meu caderno.

Quando cheguei a Lisboa fui investigar mais sobre ele e fiquei fascinado. Encomendei um livro e fiquei ainda mais boquiaberto.

Quando as USkTalks começaram estava ainda longe de saber que iria falar sobre ele e que me ia debruçar tanto sobre a sua vida e obra. Desde julho de 2019 a maio de 2021 foi um mergulho profundo que me levou a reunir várias vezes com uma das suas filhas, encomendar mais livros, revistas e a ler muitos artigos online. 

As USkTalks nasceram como uma resposta à pandemia e não sei bem que futuro terão. Este foi o último episódio da segunda temporada e, se existir uma terceira série, teremos de trazer bastantes novidades, pois tudo tem um tempo e uma hora para acontecer...

Voltando ao Franklin McMahon, sei que em setembro vou estar de novo à conversa com a Deborah McMahon, a sua filha, desta vez no âmbito do evento académico 5 Minutos de Desenho, numa série que será dedicada ao desenho de reportagem. Depois disso, há ainda algo que poderá vir a acontecer, mas isso ainda está no segredo dos deuses... 

2 comentários:

L.Frasco disse...

Mário, só te posso agradecer imensamente esta descoberta, uma autêntica revelação de um verdadeiro mestre.

Mário Linhares disse...

Luís, é bom saber que ainda vens aqui ao blogue.
Sim, o trabalho dele é mesmo uma descoberta...