terça-feira, maio 01, 2018

New Year's Eve Sketching Retreat


A passagem de ano sempre me interessou como tema de trabalho.
Festejar o fechar de um ciclo e celebrar o início de outro é, claramente, uma oportunidade para trabalhar um tema que acompanha a História da humanidade: o sagrado e o profano.

Serão 6 dias em Florença, a cidade que é o berço do conhecimento holístico, conciliando a curiosidade da ciência, a tentativa de colocar rigor e sabedoria em tudo o que se fez, despoletando as mentes mais incríveis do Renascimento como Leonardo da Vinci ou Miguel Ângelo, mas também de uma religiosidade cativante, onde os artistas foram desafiados a levar a Arte a um novo patamar.

Será uma viagem única, interior e exterior, cheia de surpresas e muito desenho! Curiosos?
Peçam mais informação por email: linhares.mr@gmail.com

quarta-feira, abril 18, 2018

Sketch Tour Portugal: Porto


Muitas pessoas me perguntam que projeto é este e como foi possível colocá-lo a funcionar.
Costumo responder que os portugueses são assim: especialistas em realizar o impossível!

terça-feira, abril 17, 2018

The Stones of Venice Workshop



Há momentos na vida em que percebemos que temos de dar um salto de fé.
Este workshop em Veneza é um desses momentos. É uma loucura ir a Veneza num fim de semana para isto? Sim. E então? Os saltos de fé são assim mesmo... têm uma dose de loucura que prima pela excelência!

A exposição sobre o trabalho do John Ruskin é absolutamente imperdível.
Andei as últimas semanas a trabalhar para preparar este workshop e acredito que a proposta que tenho é exactamente aquela que desejaria fazer sozinho, ou seja, tenho orgulho no que vou partilhar com as pessoas.

A informação detalhada e modo de inscrição aqui.


sábado, março 10, 2018

Chicago: workshop com William Cordero


O workshop do William Cordero, da Costa Rica, foi uma surpresa:
- Organização: excelente
- Discurso do formador: excelente
- Técnicas ensinadas: excelentes
- Inglês: excelente

Começou por pedir uma coleção de texturas a partir do que se via na zona do workshop. 
Depois desafiou-nos a desenhar o ambiente em que essas texturas se encontravam.
No final deste exercício, ensinou-nos a utilizar um cartão de crédito para fazer céus descontrolados.
Incrível!


No segundo exercício deu-nos uma carteirinha com pedaços de revistas e jornais. Tinha também tesoura e cola. O que era suposto? Desenhar com colagens.
Sou lento neste processo de colagens e não tive tempo de terminar. Ficou tão inacabado que sobrepus, mais tarde, um desenho a linha azul do Daniel Green com uma das pontes de Chicago ao fundo.
- Salvou a página -  pensei eu.