sexta-feira, novembro 20, 2009

Fotografia: Timor-Leste | Photography: East-Timor


Esta fotografia inquieta-me...
Por entre uma nesga de espaço tentava registar o que me parecia um momento daqueles que fazem os nossos dias conseguidos: dois miúdos a brincar de forma tão simples, com tão pouco e de forma tão feliz...

Desde os 16 anos que a ideia do "dia conseguido" entrou na minha vida pela mão da minha professora de Filosofia. Nunca mais deixei de pensar nisso... quais os pormenores do dia-a-dia que tornam o meu dia conseguido? Uma vez, depois da escola, fiz toda a viagem de regresso a casa a pensar nisso. Depois de descer do comboio e começar a andar até casa o meu olhar estava vazio para não desconcentrar os meus pensamentos...
Quando dei por mim estava a reparar numa criança a brincar naqueles cavalos à entrada dos cafés onde metemos uma moeda para que ganhe "vida". A moeda não tinha sido colocada, mas a criança transbordava alegria por todos os poros... era um daqueles momentos eternos...

Foi nesse dia que percebi verdadeiramente o "dia conseguido". Percebi que só o vemos quando nos deixamos encantar pela aparente inutilidade do que nos rodeia...



Esta fotografia inquieta-me porque quando apontei a objectiva aquela criança deixou de brincar. Inquieta-me porque percebi que o momento que marca o dia conseguido vive-se, não se regista...
Passa-se por ele quase sem nos fazermos notar... fazendo-nos inúteis...

2 comentários:

Amnistisiados disse...

Nunca tinha pensado dessa forma... Mas acredito que a criança tenha, logo de seguida, retomado a brincadeira. :)

Os momentos do dia vivem-se... Mas são tão bons que temos tendência em querer registá-los. Temos necessidade em coleccioná-los, de certa forma... De os guardar.

Gostei muito do que li. São estas coisas, aparentemente inúteis, como bem disse, que nos fazem pensar...

Mário Linhares disse...

:)
Sempre por aqui... sempre bem vindas!