domingo, novembro 02, 2014

The urban sketching handbook


Chegou-me esta semana a casa o novo livro do Gabi Campanario (fundador dos Urban Sketchers). 
O ano passado convidou-me para participar com alguns desenhos, o que foi uma honra enorme!

O livro é mesmo útil e tem imensos conselhos e dicas sobre o desenho urbano: escala, composição, profundidade, contraste, linha, criatividade e os materiais possíveis de utilizar.

Quanto à minha participação:


No capítulo da composição, fala-se da escolha de pontos de vista com ângulos acentuados. Claro que a vista da Torre Eiffel desenhada pelo Norberto Dorantes deixa qualquer um de boca aberta, mas o Gabi quis colocar aquele meu desenho feito em Constância de uma zona alta com uma vista para umas escadinhas como proposta de ver e perceber o que acontece quando a perspectiva não é a que estamos habituados!


No capítulo sobre contraste, o nosso maravilhoso convento de Mafra serviu de exemplo como dica para o desenho das zonas em sombra de janelas, arcadas ou portas. Ao criarmos zonas em sombra é inevitável sobressaírem também as iluminadas!


No capítulo da criatividade, o meu desenho do Largo de S. Carlos ganhou destaque porque o desenhei em panorâmica. Escreveu o Gabi sobre este desenho:
Portuguese sketcher Mário Linhares took an original approach with this sketch. He combined the buildings façades of a Lisbon city square into a panoramic drawing. The result shows the four sides of the square unfolded into a continuous façade. Isn't that clever?


No final, quando vejo a lista de pessoas que contribuiu com desenhos para o livro penso que é realmente um orgulho enorme fazer companhia a estes nomes todos de quem gosto tanto do trabalho.

Obrigado Gabi pelo convite. O livro está fabuloso e pode ser adquirido através da Amazon (é só clicar na imagem):

1 comentário:

Miú disse...

Muitos parabéns. Merecidíssima presença.