sexta-feira, dezembro 11, 2015

a outra margem



Estamos próximos da grande celebração do Natal e a azáfama está prestes a tornar-se uma correria danada...

Tenho a sensação que Maria e José antecederam as palavras de Jesus quando saíram da sua terra, foram a Nazaré e, ali mesmo, longe de tudo e todos, deixaram que o inevitável acontecesse, ainda que rodeados de quase nada, e o menino nasceu. 

Anos mais tarde, já bem crescido, Jesus retirava-se para a outra margem quando se dava conta que as multidões o rodeavam. Creio que precisava da outra margem para encontrar o quase nada e, aí, alicerçar-se verdadeiramente...

A outra margem de Turim foi uma oportunidade para me dar conta que a visão de largo horizonte é aquela que nos coloca no lugar, dá-nos uma lição de humildade. 
A outra margem mostra-nos que a visão antiga é parcial. 
A outra margem implica ser capaz de abraçar a dúvida e a certeza, projeta-nos lá para a frente sem medo de perder as raízes do passado, da segurança.

Este tempo que antecede o Natal é isto para mim: atravessar para a outra margem para ir ao encontro da novidade que está para nascer!

[fragmento do desenho original feito em Turim, 2015]

sábado, dezembro 05, 2015

Retiro de passagem de ano


Ora então aqui está a tão ansiada proposta de passagem de ano alternativa às luzes da ribalta, foguetes estrondosos, concertos avassaladores e multidões reunidas em grandes espaços públicos.

Talvez seja demasiado audaz propor um retiro de diários gráficos na passagem de ano, mas que é uma das melhores alturas para se preparar em força o ano que aí vem, lá isso é. Eu e o P. Nuno Branco sj elaborámos um programa profundo e pessoal, mas também de festa e alegria! O P. Nuno não pode estar connosco, mas a concepção do retiro é partilhada por nós os dois.

Começa no dia 30 de dezembro com o jantar e termina no dia 2 de janeiro com o almoço.

Ansiosos? Façam a vossa inscrição antes que as vagas esgotem: projectocasavelha@gmail.com

quinta-feira, dezembro 03, 2015

Reportagem DN


Conheci a Marina Almeida há alguns anos atrás e nunca mais perdemos o contacto.
Muito bonita a reportagem que ela escreveu sobre esta nova edição do livro de Fernando Pessoa.
Obrigado!

sábado, novembro 28, 2015

Grande dia nos Coches

só os coches...

 agora com mais companhia...

quase, quase cheio!


Que grande dia foi este, 300 pessoas na apresentação do livro! Era tanta gente que muitas dedicatórias ficaram marcadas para outro dia, assim como as serigrafias: terei de quebrar o meu compromisso de aguarelar apenas na apresentação, pois o museu fechou quando muitos ainda queriam comprar a panorâmica de S. Pedro de Alcântara que deu origem à capa do livro.

Obrigado pela vossa presença. Foi um dia memorável. Obrigado mesmo!

[foto: Luís Ançã]

segunda-feira, novembro 23, 2015

Carta etnográfica em Turim



A Patrícia Pedrosa tem estado a publicar os vídeos do último retiro de diários gráficos que organizei em Turim.
Ainda não partilhei nenhum aqui no meu blogue, mas desta vez não resisto...

domingo, novembro 22, 2015

Cafe Batavia - Jakarta


Em todas as cidades por onde viajamos, eu e a Ketta tentamos fazer sempre uma boa refeição num restaurante reputado. Em Jakarta não estava a ser fácil encontrar um, mas o Cafe Batavia conseguiu atrair-nos lá para dentro! O edifício é do tempo do império holandês, mas é "o" café mais reputado da zona histórica de Jakarta.

A fome era muita e só na sobremesa é que o desenho da comida foi feito. Os padrões, esses, foram sendo feitos durante as 2h que lá estivemos dentro...

sábado, novembro 21, 2015

Gazeta do Cenjor: entrevista


A Joana Fialho pediu para me entrevistar no final do encontro de diários gráficos no Museu de Marinha. Hoje enviou-me o resultado. Aqui estou eu na página 6 da Gazeta do Cenjor.
Obrigado Joana!

sexta-feira, novembro 20, 2015

Wayang Golek


A seguir ao Museu Têxtil de Jakarta, o do teatro de sombras era a nossa segunda prioridade.
Houve ali um misto de sentimentos. Por um lado estávamos assoberbados pela quantidade de peças lindas de morrer, relação íntima com o teatro de sombras da ilha de Java e muito mais do que imaginámos que iríamos encontrar. Por outro, a decadência da manutenção do museu foi uma desilusão. Como é possível deixarem tudo ir apodrecendo aos poucos?

Depois de vaguearmos (e com o Matias a dormir no carrinho), foquei-me nesta peça e tentei fazer o máximo de estudos sobre ela.
Vários estudantes que por ali andavam começaram a aproximar-se e, pela primeira vez, senti que a minha pele branca era o centro de atenção em vez do desenho. Todos queriam tirar fotografias comigo... será que me confundiram com alguma celebridade?

quinta-feira, novembro 19, 2015

Novo livro de Fernando Pessoa


O trabalho de um ano vai ver agora a luz do dia!
Tudo começou com o convite do editor que me ofereceu uma edição antiga deste livro e me disse: "leia e escolha o que quer desenhar". Fiz uma seleção de 70 sítios, mas ele pediu mais 10. Ao longo do processo acabei por desenhar ainda mais, quase 100.

Tudo começou na feira do livro de 2014, seguida de leitura apaixonada do livro. O primeiro desenho foi feito a 17 de agosto de 2014 (um dia depois do Matias nascer, pois a Ketta estava na maternidade e eu tinha mais tempo) e acabei a 20 de julho de 2015 (um dia antes da grande viagem asiática que fizemos este ano).

Estou muito honrado com o convite que me foi feito e com o resultado final.
Ainda vou enviar um mail a todos, mas digo já que gostava muito de vos ver lá no dia do lançamento do livro e inauguração da exposição!

Mais informação sobre o livro aqui.

domingo, novembro 15, 2015

Jakarta


Dia 4 de agosto de 2015:

Batik (manhã)
O primeiro local a visitar foi o museu têxtil onde sabíamos que se podia fazer workshops. A Ketta fez um batik lindo e eu fiquei com o Matias. Tive tempo de fazer este desenho, mas o que queria mesmo era ter feito também o workshop. Talvez voltemos lá noutro dia...

Jakarta (noite)
Chegámos a três de agosto a esta cidade caótica. Estamos alojados num local bem cheio de vida de rua com tudo o que há no imaginário da Ásia relativamente a cheiros...

quarta-feira, novembro 11, 2015

Textile museum in Jakarta


Chegámos a Jakarta no dia 3 de agosto. O Pramote foi buscar-nos ao aeroporto, deu-nos boleia até ao hotel e acabámos por jantar juntos.
No dia seguinte, fomos onde a Ketta queria desde que saímos de Portugal: o museu têxtil, onde estão alguns dos tecidos com os padrões asiáticos mais bonitos do mundo! Passámos lá a manhã inteira a desenhar. Da parte da tarde a Ketta fez o workshop de batik. Os instrutores ficaram fascinados com o trabalho dela e estavam sempre a perguntar: "tem a certeza que é a primeira vez que faz isto?"

Nesse dia, fiquei-me por este desenho. Era o dia da Ketta e eu ia desenhando enquanto o Matias ia deixando...

terça-feira, novembro 10, 2015

Autores Fora D'Horas



Ontem fui ao programa Autores Fora D'Horas falar do livro Lisboa by Urban Sketchers, mas também dos meus desenhos. Pediram-me para falar em último para ter tempo de desenhar o backstage durante a gravação.


Estavam lá: João Gil e a Celina da Piedade, para falarem do projecto Tais Quais, a Sónia Tavares e o Nuno Gonçalves dos The Gift, para falarem dos 20 anos de carreira, o Pedro Mexia, para falar do seu novo livro de poesia e, imagine-se, eu próprio...
Claro que o que me safou foi o desenho que conseguiu ter algum protagonismo no meio de tantas vedetas!