domingo, março 08, 2009

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


Quando se tem pouco brinca-se com quase nada...
Quando temos muito, não queremos brincar com o quase tudo que temos...

Em Agosto a chuva cai a qualquer instante... num momento está um calor quase insuportável e um segundo depois parece que toda a água do céu decidiu cair naquele pequeno território...
É uma situação de contraste! O Sol quente e a chuva forte coexistem quase em simultâneo...

É uma situação de contraste... assim como é toda a Guiné e restantes países pobres. Coexistimos com eles e tão depressa ficamos com a barriga virada para o Sol, a pensar no nosso bronzeado bonito, que mal nos apercebemos que há chuva a cair em algum lado. Enquanto isso o Sol vai-nos queimando porque adormecemos numa atitude passiva de quem não quer saber mais do que o seu bronzeado bonito...

____________________________________________________________________


When you don’t have much, you play with almost nothing...

When you have a lot, you don’t feel like playing with the ‘almost everything’ you have…

In August the rain can start falling at any moment… it can be an unbearable heat and a second later it seems that all the water in the sky decided to fall upon that little piece of land… It is a situation with such contrast! The burning sun and the hard rain coexist almost simultaneously…

It is a contrast situation… such as Guinea and the other poor countries. We coexist with them and we turn our bellies so fast to the sun, merely concerned with our pretty tan, that we barely realize that the rain is falling somewhere else. Meanwhile, we get tanned by the sun because we fall asleep in a passive attitude like we don’t care anymore about our pretty tan…


2 comentários:

CJovem disse...

A Missão desafia-nos a identificar, decifrar e desvelar esses contrastes, não para fazer tudo igual, sem mais contrastes, mas para que estes não nos deixem mais distantes uns dos outros.
Gostamos de vir aqui!

Patrícia disse...

Quando chove é um alívio... É o momento de descontrair da tensão que o sol, o calor intenso, o céu cinzento e a trovada provocam... É a altura em que as crianças vêm brincar para a rua... Mais do que o contraste, a chuva que cai forte completa o calor intenso e a chuva sem o calor também não tinha piada... Dá para perceber? :) Os contrastes e as diferenças tornam o mundo mais rico, bonito, extraordinário :)