domingo, maio 17, 2009

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


Cá estão as duas meninas de que falei num dos primeiros post's sobre Kudom.
Diz a tradição que nenhum homem as pode ver durante a semana anterior ao casamento, daí estarem tapadas. Como eu era "branco", a tradição não se aplicou e acabei por vê-las. Ainda levantaram o véu e tudo... não sei porquê mas decidi fotografar esse momento...

Não tenho coragem de publicar essa imagem.
Se fosse hoje nem sequer a registava...

____________________________________________________________________

Here are the two girls I mentioned on one of the first posts about Kudom.

It is tradition that no man can see them during the week prior to the marriage, hence their covering. Since I was “white”, tradition didn’t apply, so I got to see them. They even lifted their veil … I don’t know why, but I decided to photograph that moment…

I don’t have the courage to publish that image.

If it were today, I wouldn’t even take it…


4 comentários:

Amnistisiados disse...

Não sei qual o motivo para achar que não deveria ter tirado a fotografia das meninas sem véu...

Mas, se calhar, eu mesma teria um motivo...

Jose Gonzalez é muito bom, gosto muito. :)

Mário Linhares disse...

Às vezes penso se devia publicar tantas fotografias destas pessoas da Guiné. Definitivamente não têm noção de onde param as imagens delas...

Mas quando peso na balança, parece-me que é mais importante divulgá-las livremente do que guardá-las só para mim. Aí estaria a ser egoísta...
... mas, como em tudo, há um limite!


ps. Jose Gonzalez é mesmo muito bom. Conheci-o através do vosso blog. Obrigado!

Amnistisiados disse...

Pois, realmente, não devem nem imaginar até onde as suas caras podem chegar... Mas acho importante fazer esta divulgação, pode servir para tocar muitas pessoas. Acho que funciona mesmo. Dizem que as imagens valem por mil palavras e acho que, nalgumas situações, é mesmo assim. Além disso, é uma forma de conhecermos melhor toda a diversidade que existe pelo mundo fora e que, só, o torna mais rico e interessante. Mas claro está, devemos sempre ponderar. Por vezes, sem querermos, podemos estar a expôr demasiado estas pessoas. No entanto, como bem diz, na maioria das vezes, mostrar ao resto do mundo todas estas fotos compensa. :)

Em Julho vai estar presente no festival Manta, em Guimarães. ;)

cristiana disse...

Penso que publicar estas fotos só vem enriquecer o conhecimento e cultura de todos aqueles que por aqui passam. E mais do que isso permite a troca de ideias e pensamentos (partilha)que enriquece cada um de nós.

E acho mesmo que não se deve arrepender de expor estas fotos porque o seu "uso" é tão nobre e saudável.

É um projecto benéfico aquele que desenvolve com o auxilio destas fotos e que dão a conhecer determinadas realidades que muitos de nós não temos noção.

Tenho aprendido muito com todos os seus post's e agora pergunto-lhe, "o que é melhor do que dar a conhecer?"

A boa vontade que premanece nas nossas acções é sempre um ponto forte na balança do continuar e prosseguir como o nosso caminho.

E mais do que expor estas pessoas, está a abrir caminhos para que mais pessoas olhem para elas com olhos de ver e que percebam as realidades que ainda persistem nos dias de hoje.