domingo, abril 24, 2016

Around the world in 80 pages: the book


Este foi um dos projectos mais divertidos em que participei. Tudo começou quase há um ano e terminou agora num livro com 80 histórias de viajantes apaixonados com muito para contar! 
Infelizmente o livro não está à venda, mas não podia deixar de partilhar aqui um pouco deste projecto:


Na fase de concepção de desenhos para o lançamento do concurso convidei a Paula Xavier, amiga desde sempre e excelente ilustradora/trabalhadora. A produção de desenhos soltos foi tanta que ajudou a suportar todos os detalhes e imprevistos que iam surgindo. Agora, quase todos esses desenhos apareceram nas guardas do livro! :)


A paginação ficou excelente. Todas as histórias têm necessidades diferentes pela colocação da fotografia e dos desenhos. A equipa está de parabéns!


Na sexta feira foi possível conhecer alguns dos autores das histórias. O José foi um deles. Quando se está num local cheio de gente que gosta de viajar sentimo-nos já em viagem, os sorrisos são muitos e o mundo inteiro parece que é já ali...


Este foi um dos desenhos que gostei mais de fazer. Tenho muitos amigos que trabalharam na Amazónia, junto dos índios, pelos seus direitos enquanto pessoas.


Li todas as histórias enquanto viajava de avião sobre o oceano Atlântico entre Lisboa e Nova Iorque. Quando há tantas, tão cheias de coisas incríveis, esta, chamando a atenção para a beleza dos pássaros a mergulhar na água foi a que me cativou mais. Por mim seria uma das vencedoras. Quando a li, soube logo o desenho que ia fazer...


Foi só um cheirinho do livro. Vou fazer a pressão que puder para que ele chegue às bancas. As 80 histórias merecem e dá um excelente presente!


Na sexta feira passada foi a cerimónia de entrega de prémios no CCB. Pediram-me para falar 5 minutos sobre o trabalho de ilustração. Contei 5 histórias em 5 minutos sobre a aventura deste projecto (ou pelo menos tentei, mas acho que me atrapalhei). Ainda estive a aguarelar desenhos para todos os participantes. Foi espetacular!
No final, tinha de tirar uma selfie com a Paula!


Estava montada uma exposição com todas as histórias. Tudo com um acabamento de excelência. Impressão em pvc como nos Urban Sketchers Portugal tão bem conhecemos.


Quando vejo isto assim à distância penso sempre: 
Como é possível que, algo que eu gostava tanto de fazer quando era pequeno - desenhar - me tenha ajudado a participar em projectos tão incríveis como este?

E a Brompton ali mesmo, a fazer lembrar o outro projecto em que participei...

8 comentários:

L.Frasco disse...

Tu és lixado, Mário! Então contas isto tudo (e mostras) e deixas-nos com água na boca! Queria ver tudo! Será que a Navigator vai ter isto online?

Agora a sério: obrigado pela partilha.
E tens razão: o desenho leva-nos aonde não suspeitávamos!

Mário Linhares disse...

:)
Na próxima sessão do Alfabeto levo um livro para verem!!

fernando disse...

Mário, sou Fernando Felix, jornalista na revista Audácia. Gostaríamos de falar deste projeto. Estarias disponível para uma entrevista ou produzir um texto? Abraço. O meu contacto é fernfelix@gmail.com ou 936 460 239.

Luís Ançã disse...

Parabéns, Mário. A ler pelas imagens e conhecendo teu trabalho é certamente um belíssimo livro. Um grande abraço.

Mário Linhares disse...

Fernando: está feito o contacto.

Amigo Luís: tenho de te arranjar um livro! :)

Luís Ançã disse...

Fico muito agradecido com esse tesouro.

Mário Linhares disse...

Será um prazer oferecer-to. Bem mereces!
E só de ler o livro já dá para viajar!! :)

Vânia disse...

Como é que podemos ter um livrinho destes? Quem participa com histórias pode ficar com um livrinho das histórias ou os 80 seleccionados podem ficar? Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho :)