terça-feira, fevereiro 26, 2013

Brompton recorded on wood


Avizinha-se uma parceria fabulosa entre o desenho e esta máquina fantástica!
Mais novidades em breve...

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

A Filipa e o Rodrigo

No outro dia faltaram quase todos os alunos à aula de desenho. Só com a Filipa e com o Rodrigo, optei por fazer uma aula de retrato. Estava fora do programa, mas não havia mal. Depois de uma parte teórica com exemplos e desenhos, metemos mãos à obra e desenhámo-nos de perfil e de frente.

O tempo que passamos a olhar uns para os outros e a tensão que se cria entre o desenhado e o desenhador é o que mais me interessa... um vai sendo objectificado enquanto o outro é contemplado...
O desenho, esse, acho que é apenas um meio de se estabelecer esta relação humana misteriosa...

terça-feira, fevereiro 12, 2013

culturgest


Começa já amanhã o workshop na Culturgest sobre as esculturas sonoras do Rui Toscano.
Para preparar a formação tive de lá ir durante a fase de montagem. Desenhei estes tijolos sonoros ao perto e ao longe e a minha memória viajou para os tempos da escola, quando se faziam festas nas salas de aula, com estes rádios a pilhas, aquando das aulas número cem, ou no final de cada período...

Alguns já estavam a trabalhar e a emitir som...

Este workshop vai ser uma viagem... definitivamente!

terça-feira, janeiro 29, 2013

O caderno como oficina de excelência


Para quem não conseguiu ir à Gulbenkian no dia 20 de janeiro, aqui fica a gravação que esteve a passar online no site da Gulbenkian. 

Não é a mesma coisa que ao vivo, mas é melhor que nada!

vídeo: Timor-Leste

Aqui fica o vídeo que mostrei no início da minha apresentação da viagem a Timor.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Aulas públicas



Eu diria que não há uma grande diferença entre uma aula com 5 alunos e outra com 300. Diria isto porque quando sabemos o que queremos fazer na aula, é um pouco indiferente a quantidade.  É claro que a estratégia conta (e muito), pois se abrirmos um debate com 300 pessoas não podemos pedir a profundidade de um com 5.

Bom, no passado dia 20, eu e o Ricardo Jacinto demos uma aula pública na Gulbenkian com o tema: "o caderno como oficina de excelência".
Terminou com um desafio criado pelas minhas 5 alunas do 12.º ano. 
O feedback foi muito positivo. Todos os que me abordaram no final disseram que ficaram com vontade de experimentar o que apresentámos.

Apesar de ser com 300 pessoas, era bom que todas as aulas fossem assim...

ps. obrigado ao João Moreno pelas fotografias.

terça-feira, janeiro 15, 2013

projeto piloto dezvezesdez



No próximo sábado e domingo acontecem as aulas públicas de um projeto pioneiro em Portugal: artistas e professores juntaram-se sob o aval da Gulbenkian para pensarem e construírem inovações artísticas e pedagógicas nas salas de aula.

É a não perder! Os bilhetes são oferta. Só é levantar a partir de dia 18 de janeiro, próxima quinta feira.

A minha aula pública é no domingo, dia 20, às 15h30. 
O tema é: O caderno como oficina de excelência.

Apareçam!

domingo, janeiro 06, 2013

Família fragata - work in progress


O Nash é meu amigo há anos!
Tem uma história de vida incrível. Até já fiz um filme com ele numa grua...
A Inês é a filha do meio e o Guilherme é o mais velho. Falta desenhar a Susana (mulher) e o Vasco, o filho mais novo.
A Inês é mesmo assim, linda de morrer!

sábado, janeiro 05, 2013

DEZ X DEZ


Neste mês de janeiro o tempo livre é só mesmo aquele que acontece entre as 1h00 e as 6h00 da manhã. O resto é à velocidade de cruzeiro!

Estão todos convidados a aparecerem nos dias 19 e 20 na Gulbenkian. A entrada é livre!

terça-feira, janeiro 01, 2013

2013

Que 2013 seja assim, a depurada seleção poética, a partir do que, na maior parte das vezes, não interessa...

segunda-feira, dezembro 24, 2012

O Natal é como o interior de um livro

Pois é...
Já não contava escrever nada sobre o Natal, mas estava aqui a organizar os desenhos da viagem a Timor em 2009 para preparar a comunicação de dia 26 e teve mesmo de ser...

Tenho recebido muitos mails a desejar boas festas. Eu próprio tenho assinado todos os que escrevo nestes dias com esses votos. Ainda bem que não tenho facebook...
Estou farto desses mails com assinatura de boas festas...

O Natal é como o interior de um livro. 
A capa é dura e protege muito bem o interior que é precioso. Tão precioso que durante anos trabalhámos no duro para a fazer bonita. Tão bonita que uma cor só não chegava, havia que mostrar na capa o mundo colorido e feliz que estava lá dentro. Tão feliz que não havia como esperar por ler e perceber essa mensagem.
O Natal é como o interior de um livro.
A capa este ano é simples e sem adornos. Nua e crua. Verdadeira, autêntica, gasta e sem brilho. Acho que nunca vivi o Natal assim, sem dar importância à capa. 

Este ano o Natal é o interior do livro. Já não há capas que me enganem...

sexta-feira, dezembro 21, 2012

domingo, dezembro 02, 2012

Madalena


A Madalena é nova na escola e se calhar, por isso mesmo, não tirou os olhos do papel enquanto nos desenhávamos...
O exercício era sobre a verdade. Como é que colocamos no papel o que vemos como verdade? A ferramenta que temos treinado desde os 6 anos é insuficiente. A escrita pode descrever, mas sente-se sempre que falta algo. E será que o desenho pode ser um bom auxiliar? Com as suas linhas mais livres que não definem palavras mas imagens? E a cor? Se for bem construída também pode ajudar...

O que é certo é que o exercício de transpor o que vemos (e temos tanta noção de que isso corresponde à verdade), nos leva a perceber que vemos muito mal porque vemos muito rápido. 
É tudo uma grande impressão e quando queremos observar com atenção, descobrimos que andamos a desperdiçar tantos detalhes importantes...

Nesta constatação acontecem duas coisas: espanto e vergonha.
Quem se espanta alegra-se e fica com vontade de continuar a alimentar-se desta visão mais completa do que o rodeia. Depois de saborear os pormenores fica com fome e sede de mais...
Quem se envergonha baixa o olhar e pode ter medo de se confrontar com os limites da percepção visual. Sabe que o puzzle não está completo, mas não tem coragem de ir à procura das peças...

Só há uma solução: continuar sempre sem desistir!

domingo, novembro 18, 2012

Retiro de diários gráficos: Sicília


Itália, Sicília - 21 a 25 de março de 2013

Depois de alguma expectativa, eis que surge o anúncio do próximo retiro de diários gráficos. Será na Sicília, Sul de Itália, no sopé do monte Etna.

O tema central é o de sempre: O espiritual no desenho.
Os subtemas nasceram da fantástica oportunidade do retiro acontecer em Savoca, num antigo mosteiro dos Capuchinhos.

O preço inclui todas as despesas.

As vagas são limitadas, tal como nos anteriores retiros.

Lugares disponíveis: 0 (esgotado)

Esclarecimentos e inscrições para o meu email: linhares.mr@gmail.com

quarta-feira, novembro 14, 2012

estatueta mexicana

A Ketta está a fazer uma edição especial de cadernos para o Museu do Carmo com desenhos na capa. São cinco e cada um tem um desenho diferente.

Este ficou fora da colecção porque não ficou aguarelado a tempo. Nesta terça feira fui lá e terminei as cores. 
Segundo percebi são réplicas de estatuetas mexicanas, feitas para vender aos turistas. Mas agora estão no museu...
Ele há coisas...

terça-feira, novembro 13, 2012

alunas

A Maria Inês está por terminar. Não deu tempo para mais e ficaram só os olhos e parte dos óculos.
A Inês Falcão está com a seriedade de quem está a desenhar. Ficamos sempre com um ar diferente... aqui ela parece mais velha do que é na realidade...

Afonso Gil

O Afonso é um amigo que tem muita facilidade no processo criativo.
Criou a empresa ByAgil e faz padrões incríveis...
Em Fevereiro vai estar na feira de Frankfurt, na secção Talents, uma das mais conceituadas do mundo.

Parabéns Afonso. É um prazer ser teu amigo e poder desenhar-te!

domingo, novembro 11, 2012

múmia


O Museu do Carmo tem três múmias. Duas estão disponíveis para desenhar e outra não.
As que estão disponíveis são duas crianças, uma rapariga e um rapaz. O estado de conservação é incrível e é impossível não as desenhar...

Também é inevitável pensar na morte. Esta ideia de nos preservarmos perante o último suspiro tem sido o grande desafio da humanidade...
Enquanto desenhava, ganhava a certeza que não era mumificado que a minha vida deveria ser lembrada...

quinta-feira, novembro 01, 2012

Conferência | O espiritual no Desenho



No dia 7 de novembro irei fazer a primeira conferência sobre o tema da minha tese de mestrado: O espiritual no desenho, no Museu Arqueológico do Carmo, ali mesmo no coração de Lisboa.

É engraçado como as coisas são. Ainda não consegui terminar a tese embora já tenha tanto trabalho recolhido e textos elaborados. Os novos desafios estão sempre a surgir e parece que a tese vai ganhando corpo até à sua entrega final.

Esta conferência, esta apresentação pública de uma investigação teórica e prática que me diz muito, é mais uma etapa deste processo.

Estão todos convidados a aparecer e ouvir aquilo que têm sido as experiências fantásticas dos retiros de diários gráficos. 


quarta-feira, outubro 31, 2012

Arthur Paiva e Pona


Se repararem com atenção, em várias reportagens da rtp, na parte dos créditos, aparece o nome do Arthur.
Conheci-o através da Patrícia Pedrosa e trabalhei com ele na edição deste documentário.

No fim de semana de 20 e 21 de outubro, quinze anos depois, voltou a desenhar...
E com entusiasmo!

domingo, outubro 28, 2012

bicicleta


Não dão chuva para esta semana e estou indeciso sobre comprar o passe da CP ou não.
É que se fosse só a chuva, acho que não teria dúvidas. O problema é nunca saber quantos dias de greve vão haver. Será que compensa comprar o passe?

A minha brompton está dobrada há alguns dias e queria muito desdobrá-la de novo. 

Cars are so yesterday - ouvi eu no outro dia da boca de uma holandesa...


sábado, outubro 27, 2012

Entranhas


Desenhar as entranhas de alguma coisa é como aceitar ir numa viagem para destino incerto. Sabemos onde começamos, mas não sabemos onde vamos acabar.
Podemos simplesmente deixar-nos ir, sem preocupações de maior, ou, então, observar tudo com muita atenção e registar exaustivamente como se fosse uma garantia de reconhecer o caminho de regresso a casa...

Desenhar as entranhas é como beber um vinho antigo. Tem tanto para contar...
Ainda que não se consiga desenhar tudo...
Ainda que não se consiga beber a garrafa toda...

sexta-feira, outubro 26, 2012

Gulbenkian

Depois de um fim de semana inteiro a desenhar, a segunda feira começou alucinante com uma produtora a gravar a aula em que o Lapin foi falar aos meus alunos. Depois de almoço fomos para a Gulbenkian para gravar umas entrevistas. O programa 10x10 está a andar sobre rodas e sentia-me em piloto automático sem questionar sequer o que se ia fazer a seguir.
Quando dei por mim, estava à espera que o Ricardo Jacinto acabasse a entrevista dele e perguntei-me: por que raio não estou a desenhar? 

Acho que estes dias de chuva me estão a tirar um momento especial, as viagens de comboio. É nelas que costumo fazer essa questão a mim próprio: por que raio não estou a desenhar?

terça-feira, outubro 09, 2012

Bussaco


Quando se passam dois dias inteiros a desenhar acontece uma espécie de overdose de desenho...

Comigo, o normal é que os primeiros corram bem e os últimos sejam uma miséria. O cansaço dá cabo de mim e dos desenhos.
Admiro o Zé Louro que, quando já estamos todos de língua de fora, está ele a dizer: "agora é que já estou quente!"

Deixo aqui o Palace Hotel, mesmo no coração da Mata do Bussaco, feito depois de almoço, com a moleza digna de uma bela comezaina...

terça-feira, outubro 02, 2012

Vintage no diário gráfico

A ideia nasceu e, finalmente, ganhou forma!
Eu e o Lapin vamos orientar um workshop no fantástico museu do Caramulo, onde se encontram alguns dos carros mais antigos e belos de Portugal.
Tudo vai acontecer a 20 e 21 de outubro e há uma tarifa especial no hotel do Caramulo para quem se inscrever no workshop.

Só há 20 vagas, ou melhor, 10, porque já estão inscritas dez pessoas. Despachem-se a decidir...

O programa pode ser visto aqui.

Inscrições por email: diariosgraficos@gmail.com