sábado, dezembro 13, 2014

Porto Alegre



Este desenho reune vários momentos de um dia só.
Começou com o almoço no café & confeitaria Andradas, onde comi uma tosta de queijo e bebi um suco de Abacaxi. A ideia era comer algo rápido, porque estava em fase de exploração pedonal da cidade. Andei, andei e andei até me sentar numa esplanada da Faculdade de Educação. Estavam lá várias pessoas a conversar, mas havia um rapaz à espera. Olhava para o relógio, olhava em volta, olhava para baixo, olhava constantemente. Às tantas decidiu parar de olhar e eu decidi desenhá-lo...

Olhava para esta página e parecia-me que tudo estava a ficar um desastre, elementos soltos, sem ligação nem propósito. Fui então ao observatório astronómico que sabia ser bem interessante por estar ali meio entalado pelos edifícios de betão armado (concreto) como que a pôr-se em bicos de pés e a reclamar também a sua importância. Desenhei-o com a maior liberdade possível e esforcei-me por mostrar a faculdade de engenharia técnica que tem um ar inacabado e abandonado...

Escrevi o texto à noite, no quarto, para não me esquecer de algumas coisas. Era dia 5 de novembro de 2014.

terça-feira, dezembro 09, 2014

Porto Alegre


No segundo dia em Porto Alegre, tive tempo para desenhar à minha vontade. Os dias começam cedo, às 7h da manhã já se viam os alunos a entrar nas escolas para as aulas e uma grande agitação nas ruas. Fui andando até ao centro histórico e havia que passar na Av. Salgado Filho, a artéria principal de transportes públicos da cidade. Eram bem grandes os edifícios. Fiz este desenho, colori a lápis de cor, mas não fiquei contente com o resultado por não mostrar a azáfama da avenida...


A Praça Quinze de Novembro tinha o mercado, mas desenhá-lo seria demasiado óbvio, turístico, postal...
... nada como nos voltarmos para o lado e tentar compreender a vida que circundava o mercado. Era muita, mas aqui estão apenas uns fragmentos de pessoas. A arquitectura é muito contrastante e inquietante. Nunca parava de me interrogar: como é que isto veio aqui parar?


Este local era mesmo intrigante. Do lado direito, o acesso ao lago Guaíba estava vedado por um grande muro, construído após umas grandes cheias que a cidade teve. Muitos projectos já se fizeram para devolver o acesso ao lago à população, mas não há político que arrisque derrubar o muro com medo de umas próximas cheias...
A meio, a entrada para o metrô, numa rampa/pala que nos relembra o melhor da arquitectura brasileira.
Do lado esquerdo o mercado, tapado e em obras por causa de um incêndio recente. Que mercado este! Cheio de vida. Assim que lá entrei comecei a imaginar como seria o mercado da Ribeira em Lisboa... talvez com a mesma intensidade de vida...

segunda-feira, dezembro 08, 2014

Porto Alegre


Realmente há projectos que nos abrem novos horizontes. Nunca imaginei que ter ido desenhar à Costa do Marfim me levaria mais tarde a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para participar numa exposição e apresentar o trabalho na Universidade.
A viagem foi grande, pois está claro, porque Brasil é mais um continente do que outra coisa qualquer...


Fiquei muito impressionado com a cidade, sobretudo pela arquitectura de grande escala meio inacabada a conviver com edifícios históricos.

Mesmo falando português, eu era um estrangeiro por ali. Logo na primeira manhã, para tomar o pequeno almoço, só pensava nos termos que deveria usar para que me entendessem. 
Fui a uma lanchonete e pedi leite com café e um pão com queijo. Paguei quatro reais e meio (pouco mais de um euro) e fiquei saciado.

Todo aquele contexto levou-me constantemente para a Lisboa dos anos 80 e às minhas memórias de infância. A forma como a cidade está organizada, o ambiente dos cafés, como nos atendem, como têm os balcões de serviço. O primeiro impacto no Brasil foi, para mim, um regresso às minhas memórias de infância, ainda que nunca lá tivesse estado...

quinta-feira, dezembro 04, 2014

Retiros de diários gráficos | 2015

São dois os retiros programados para a Páscoa de 2015! Sim, dois!!

O ano passado as vagas esgotaram tão rápido que este ano decidi lançar os dois retiros ao mesmo tempo.

É muito emocionante regressar a Turim, à casa mãe dos Missionários da Consolata, onde o fundador, José Allamano, iniciou este Instituto que se espalhou por todo o mundo. Além das paredes respirarem história (até o Eusébio jogou lá à bola com os seminaristas portugueses quando o Benfica enfrentou a grande equipa do Torino nos anos 60), com objectos do mundo inteiro trazidos pelos missionários, a cidade de Turim foi a primeira capital do reino de Itália, foi o berço do cinema italiano e ainda é o motor da Fiat e da Ferrari, já para não falar da importância que teve para o Design através da Olivetti.

O tema é o de sempre: o espiritual no desenho. Neste artigo que escrevi para a Pastoral da Cultura, penso que se percebe bem o que me inquietou a desenvolvê-lo, aprofundá-lo, dar-lhe forma e relacioná-lo com o quotidiano.

5 dias de uma intensidade máxima e 7 temas para desenhar e aprofundar que não posso revelar mais do que os títulos...

Para quem quiser embarcar num retiro de desenho a partir de textos bíblicos e de autores contemporâneos, inscreva-se, porque já não há muitos lugares.

Inscrições e mais informação para o meu mail: linhares.mr@gmail.com

26 a 30 de março de 2015
[ESGOTADO]

2 a 6 de abril de 2015
[ESGOTADO]

quarta-feira, dezembro 03, 2014

Agora em Évora...


Daqui a pouco, às 18h00, na Biblioteca Pública de Évora, vamos fazer uma apresentação mais desenvolvida sobre a viagem à Costa do Marfim. Se estiverem por lá apareçam!

terça-feira, dezembro 02, 2014

Encomenda...


Receber uma encomenda é sempre um transtorno para mim. Muda-me as rotinas todas e coloca as habituais prioridades para segundo plano...
E como está cheio esse segundo plano! Cheio de prioridades que quase me fazem perder o sono...

Mas receber uma encomenda faz-me lembrar os tempos do mecenato, em que os artistas trabalhavam e recebiam (sobreviviam) por encomendas. A determinada altura libertaram-se disso, sobretudo quando a classe média ficou com poder económico.

Hoje, receber uma encomenda para desenhar Lisboa, é sobretudo a oportunidade para olhar para esta cidade linda como se fosse pela primeira vez, deixar-me encantar pelas cores e vistas largas que nos prendem o olhar e nos distraem de tudo o resto...


... mas sobre reflexões acerca dos desenhos em Lisboa, saiu ontem este artigo no Diário de Notícias, muito bem resumido a partir de uma conversa cheia de risos e gargalhadas, porque não me consigo conter a ouvir o José Louro e o João Catarino. Só o Pedro Cabral é que me mantém sério!


E porque aqui no meu blogue publico o que me apetece, aqui está um dos desenhos que fiz para a galeria. Uma vista do oceanário sobre o parque das nações. Esta ainda é uma nova Lisboa embora eu a tenha visto pela primeira vez em 98...

É isto que me apetece fazer ultimamente: desfocar e sintetizar.

segunda-feira, dezembro 01, 2014

retiro de diários gráficos na Casa Velha


Ainda esta semana anunciarei aqui no blogue o próximo retiro de diários gráficos, que acontecerá na altura da Páscoa, em 2015, fora de Portugal mais uma vez.

Enquanto isso, não podia deixar de partilhar mais um delicadíssimo vídeo da Patrícia Pedrosa, feito em outubro passado, na Casa Velha, no 2º retiro de diários gráficos lá realizado.

E não vale a pena escrever mais palavras...

quinta-feira, novembro 27, 2014

Até Clermont Ferrand...


10 de novembro
Tudo começou com uma viagem de carro de Lisboa a Madrid. Muitos quilómetros para fazer com uma apresentação desmarcada por ser feriado na capital de nuestros hermanos...


11 de novembro
Mais uma viagem de carro de Madrid a Saragoça. Saímos cedo com o nosso grande amigo P. Matias que está agora a viver em Madrid. Acompanhou-nos na viagem e assistiu ao final da tarde à nossa apresentação na livraria Lasala - excelente sugestão da Clara Marta para a nossa apresentação do livro.


12 de novembro
De volta à estrada. Saída de Saragoça bem cedo para fazer mais de 800 kms. Esta zona era a dos Pirinéus, cheia de túneis. A passagem por Bordéus foi impressionante pelas filas imensas de camiões...


13 de novembro
Chegámos já noite escura, mas no dia seguinte era esta a vista da janela do nosso quarto. Não havia tempo para desenhar pois era imperativo ir para o Polydome montar o nosso stand...


Enquanto estive no Brasil, a Ketta preparou todo o material para o stand. Fartou-se de trabalhar. O nosso stand ficava no mesmo cruzamento com o do Stefano Faravelli e ele estava a montar uma cabana como se estivesse no meio da selva. Impressionante...


No final do dia era este o aspecto do nosso espaço. Queríamos alguma sobriedade, mas também as cores africanas...


Fomos cheios de cadernos originais, mas só couberam sete na vitrina. Até foi bom, porque assim os outros ficaram na mesa e as pessoas preferiam ver os cadernos originais a postais, livros ou reproduções.


14 de novembro
Primeiro dia do festival: o dia das escolas, o mais barulhento e cheio de pedidos de desenhos. Gostava de os desenhar a eles e a estas duas raparigas ainda consegui pedir-lhes uma fotografia com o desenho antes de o oferecer...


Enquanto o Stefano Faravelli desenhava nos livros lhe que compravam, no meu caso, o burburinho era de que no meu stand alguém fazia retratos e a fila de espera aumentava...


Embora estivesse selecionado para o prémio de melhor livro de viagem internacional, a concorrência era tão elevada que já estávamos felizes só pela nomeação. Ao final da tarde quando nos atribuíram o prémio Coup de Cœur nem percebemos bem do que se tratava. O "livro do coração" ou o "livro mais apaixonante", explicaram-nos mais tarde. 
Incrível...


15 de novembro
Embora o festival continuasse cheio de visitantes, o barulho das crianças já não existia. As perguntas eram as de adultos que tinham uma relação com a Costa do Marfim e queriam saber tudo sobre a nossa viagem. O meu francês desenferrujou em definitivo. Em pouco tempo até me surpreendia a mim próprio com o vocabulário que começava a utilizar...


Recebemos visitas de tantos urban sketchers que deu para perceber como esta comunidade criada pelo Gabi Campanario tem vida própria e cheia de personalidade. Nunca mais terminará e daqui a alguns anos será referida e estudada em aulas de História da Arte. Que lhe seja feita justiça, pois a identificação é tão grande que quando se dizia que nós também pertencíamos aos USk de Portugal, era como se encontrássemos um familiar afastado. Há uma relação familiar entre nós...


16 de novembro
No último dia já nos sentíamos em casa. O francês começava a fluir e a relação entre todos os expositores era cada vez melhor. Nesta fotografia tirada pelo Emdé, o rapaz à minha frente ficou a falar comigo tanto tempo que deu para perceber que estava fascinado com toda a nossa história, a viagem e o livro. O público francês é outra coisa...
Neste momento estávamos a ser entrevistados pela organização por termos ganho um prémio. Ficou bem a entrevista e pode ser lida aqui.


Como não podia contar esta viagem apenas com fotografias, aqui ficam os dois únicos desenhos que fiz no meu diário gráfico nessa semana: o da esquerda em Saragoça e o da direita em Clermont-Ferrand.

Foi muito cansativo, mas foi muito especial...

O livro pode continuar a ser visto e adquirido através deste link. Por enquanto ainda não esgotou...

domingo, novembro 02, 2014

The urban sketching handbook


Chegou-me esta semana a casa o novo livro do Gabi Campanario (fundador dos Urban Sketchers). 
O ano passado convidou-me para participar com alguns desenhos, o que foi uma honra enorme!

O livro é mesmo útil e tem imensos conselhos e dicas sobre o desenho urbano: escala, composição, profundidade, contraste, linha, criatividade e os materiais possíveis de utilizar.

Quanto à minha participação:


No capítulo da composição, fala-se da escolha de pontos de vista com ângulos acentuados. Claro que a vista da Torre Eiffel desenhada pelo Norberto Dorantes deixa qualquer um de boca aberta, mas o Gabi quis colocar aquele meu desenho feito em Constância de uma zona alta com uma vista para umas escadinhas como proposta de ver e perceber o que acontece quando a perspectiva não é a que estamos habituados!


No capítulo sobre contraste, o nosso maravilhoso convento de Mafra serviu de exemplo como dica para o desenho das zonas em sombra de janelas, arcadas ou portas. Ao criarmos zonas em sombra é inevitável sobressaírem também as iluminadas!


No capítulo da criatividade, o meu desenho do Largo de S. Carlos ganhou destaque porque o desenhei em panorâmica. Escreveu o Gabi sobre este desenho:
Portuguese sketcher Mário Linhares took an original approach with this sketch. He combined the buildings façades of a Lisbon city square into a panoramic drawing. The result shows the four sides of the square unfolded into a continuous façade. Isn't that clever?


No final, quando vejo a lista de pessoas que contribuiu com desenhos para o livro penso que é realmente um orgulho enorme fazer companhia a estes nomes todos de quem gosto tanto do trabalho.

Obrigado Gabi pelo convite. O livro está fabuloso e pode ser adquirido através da Amazon (é só clicar na imagem):

domingo, outubro 19, 2014

Palmela


Em junho fui a Palmela para começar a preparar o workshop que vai acontecer hoje com o teatro O Bando. No regresso a casa, ainda sem saber o que fazer nem o que propor como exercícios, fui ao centro, subi a um ponto alto, comprei um gelado, passeei até o gelado acabar, observei as esplanadas dos cafés a serem preparadas com ecrãs gigantes por causa do jogo de Portugal no mundial de futebol e quando me virei: "cá está!", tirei o caderno, as aguarelas e a caneta e fiz este desenho à pressa.

Mais tarde, quando lá voltei para desenhar, percebi que as propostas teriam de ser com o tema da sobreposição de técnicas, porque o conceito da peça assim o pedia.

Li há anos uma entrevista do arquitecto paisagista João Nunes onde dizia que cada terreno pede um projecto diferente e que, por isso mesmo, precisava de lá ir observar com tempo a forma como as pessoas o usavam e o que o terreno estava a "pedir" como projecto. O projectista não era, portanto, alguém que impunha as suas ideias ao terreno, mas aquele que desvendava e ajudava a concretizar o que o terreno pedia que se fizesse ali...

Eu sinto o mesmo em relação ao desenho e às propostas que me desafiam a fazer. Cada sítio pede uma abordagem única e a monstruosa tarefa é perceber como é que o local pede que seja desenhado...