terça-feira, dezembro 30, 2008

Lomografia: Guiné-Bissau | Lomography: Guinea-Bissau


O homem que está sentado a costurar, e que "levou" um flash amarelo da colorsplash, passava os dias diante da sua máquina de costura DORINA.

Originário da Mauritânia, compra os tecidos em Bissau e costura-os ali em Empada, à porta da sua casa, que fica junto à estrada principal. Faz vestidos, camisas, blusas, lenços e tudo o que as pessoas quiserem e puderem pagar. Aparentemente este negócio permite-lhe sobreviver com alguma qualidade de vida.

Todos os negócios que estão a funcionar em Empada têm como donos pessoas vindas do Senegal, da Mauritânia ou Guiné-Conacri. Porque será?

Pelo que apurámos, os guineenses não têm jeito para o negócio. O nível de estudos é tão baixo que nem conseguem gerir um pequeno negócio de vinhos... as contas relativas ao custo e lucro dos produtos é algo que está ainda por sedimentar...

Enquanto isso, pequenos negócios vão acontecendo, permitindo a existência de uma pequeníssima economia local.

(um dia conto aqui a história do pequeno negócio de vinhos)

1 comentário:

cristiana disse...

Adorei a foto pelo seu lado tradicional e o facto de ser um homem a costurar (é encantador).
Realmente é urgente criar bases sólidas para que seja possível aos guineenses terem uma instrução minima capaz de impulsionar o investimento na zona. De forma, a tornar os guineenses auto-suficientes.