quinta-feira, junho 18, 2009

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


O que verdadeiramente me encanta nesta fotografia não é o ar de prazer com que a Franca está a comer, o que seria perfeitamente normal, visto ela estar a tomar a sua melhor refeição do dia no Centro de Recuperação Nutricional.
O que me fascina é esta imagem retratar tão bem o povo africano... aquele olho a lacrimejar não lhe consegue retirar a alegria de mais uma refeição, a alegria do dia!

É isso que o povo africano tem que nós não temos! Andamos deprimidos porque perdemos poder de compra e, desse modo, não podemos satisfazer as nossas necessidades de consumo galopante que a sociedade nos impõe. A pressão para estar na moda é inacreditável! O nokia que eu uso é o modelo mais barato da marca e já nem consigo contar as vezes que ouvi comentários sobre o meu dinossauro tecnológico...

Se há coisa que aprendi com os guineenses foi a apreciar os pequenos detalhes da vida, a alegrar-me com pouco, porque esse pouco é muito...
O muito que queremos leva-nos a tão pouco que não percebo como nos deixamos levar tão facilmente...

Obrigado Franca por esse olhar com uma lágrima que teima em não cair, misturada com o sorriso esplêndido e um ar de felicidade!

____________________________________________________________________

What truly amazes me about this picture is not Franca’s pleasant look as she eats, which would be perfectly normal, since she is having the best meal of her day at the Nutritional Recuperation Centre.

What fascinates me is the fact that this picture shows the African people so well… that watery eye can’t take away her joy of another meal, the joy of her day!

That’s what the african people have that we don’t have! We are depressed because we’ve lost buying power and so we can’t satisfy our blistering consuming needs imposed by our society. The pressure to be trendy is unbelievable! The Nokia I own is the brand‘s cheapest phone and I’ve stopped counting the times I’ve heard comments about my technological dinosaur…

Thank you Franca, for that look with a tear that insists on not falling, along with your splendid smile and that happiness look!

If there is a thing i’ve learned with the guineans is to appreciate life’s little details, to be happy with little, because that “little” is actually a lot…

The “lot” we desire gets us to so little that I don’t understand how we get so easily taken by it…


4 comentários:

Amnistisiados disse...

Olá! :)

Felizmente, os exames já acabaram! Quanto à nota de Área de Projecto, não nos queixamos, tivemos um 20! Ficamos contentes. Não que o nosso trabalho tenha sido a pensar na nota, mas acaba por ser um bónus extra. :P

Esta imagem é muito bonita. O sorriso que ela esboça, mesmo com a colher na boca. É estranho pensar como para estas pessoas comer pode ser algo tão cheio de prazer... Enquanto para nós, é uma coisa quase banal, rotineira. Até me sinto mal quando penso que muitas vezes fiz birra por não querer a sopa ou por, ainda hoje, me queixar do menú.

É ao conhecer pessoas como a Franca que reflectimos e que nos sentimos envergonhados pelas nossas atitudes...

C. disse...

É verdade, é impressionante o valor que é dado a coisas materiais para valorizar o físico, que é o que menos importa...! Cada vez mais e mais, e parece difícil acabar com esta (dura) realidade...

Quantas vezes um sorriso não muda o nosso dia? O sentir o conforto do amigo, o bater do coração entre os dedos, quando duas mãos se apertam!... Um olhar sincero, que nos leve ao interior da pessoa! Nota-se, e muito bem, na Franca... E em todos aqueles que conseguem dizer «Eu sou feliz!» quando não têm, por exemplo, uma única roupa da moda ou quando não saem a noite, para as cada vez mais frequentadas discotecas.

Haverá melhor sensação que sentir a pureza da vida? É o mais simples que nos faz atingir o ego da felicidade!




Tens aqui um blog fantástico!

Um beijinho*
e outro para a «Ketta»!


Carolina, Benedita (caso se lembrem desta pequena terriola!.. eheh)

Mário Linhares disse...

Olá Carolina

Claro que nos lembramos da Benedita. Fomos muito bem acolhidos aí e não será fácil esquecer essa tarde.

POis, tens razão no que escreves (e tão bem que o fazes). São mesmo os detalhes que nos marcam, que nos mudam...

Já diz o Sérgio Godinho: "a vida é feita de pequenos nadas"

Vai aparecendo!

Mário Linhares disse...

Amnistisiadas:

Que bom terem tido 20 valores. Já tinha dado os parabéns por mail, mas assim fica aqui de forma pública!

De facto deviamos repensar em algumas atitudes, mas nestes casos prefiro sempre pensar no que podemos fazer mais. É que custa sempre deixar velhos hábitos, mas se ganharmos novos (e mais saudáveis), os outros começam a não ter espaço para existir e acabam por desaparecer naturalmente...

(a minha mãe diz que eu não páro nem para dormir... eu costumo responder que "parar é morrer". Às custas disso acho que vou acabar por morrer novo!)