sábado, novembro 22, 2008

Lomografia: Guiné-Bissau | Lomography: Guinea-Bissau



Estreio hoje o blog com fotografias lomográficas da Guiné-Bissau. O rapaz sentado chama-se Maio e trabalha no Centro de Recuperação Nutricional de Empada.

Comprometi-me com ele a tentar arranjar alguém que o ajudasse a estudar... o que ganha ali não chega para tirar um curso superior de Enfermagem ou Medicina na capital, Bissau.

O Maio foi o melhor aluno das aulas de Português que eu e a Ketta demos lá em Empada.

Para conseguir estudar em Bissau, ele precisa de cerca de 30 euros por mês.

Vou começar, a partir de Dezembro, a colocar um euro de parte por semana para angariar o valor necessário. Se conseguirmos angariar o suficiente, as pessoas que forem a Empada no próximo Agosto poderão levar o dinheiro necessário para o Maio poder estudar e vir a ser um enfermeiro, ou até quem sabe, um médico.

Quem quiser juntar-se a mim é só deixar um comentário ou enviar-me um mail...

Só precisamos de 12 pessoas para este micro-projecto. Aqui fica a lista:

01 - Mário Linhares (22.nov.2008)
02 - Lavínia Leal (24.nov.2008)
03 - Maria Cabral (24.nov.2008)
04 - Cristiana (24.nov.2008)
05 - Luís Giestas (25.nov.2008)
06 - Paula Xavier (25.nov.2008)
07 - Patrícia Pedrosa (26.nov.2008)
08 - Mafalda Cavalheiro (27.nov.2008)
09 - Marisa Marcelino (29.nov.2008)
10 - Joana Nascimento (01.dez.2008)
11 - Marta Teives (02.dez.2008)
12 - Martha Xavier (02.dez.2008)


15 comentários:

lavi disse...

quero ser o nº 2. como faço?

Anónimo disse...

Tive a feliz oportunidade de conhecer o Maio.
Trabalhámos juntos no CRN.

Para além de ter sido o nosso melhor aluno nas aulas de português, era o melhor trabalhador do CRN. Fazia muito bem o seu trabalho… ao milímetro.

Muitas vezes discutia (entre o português e o crioulo) com o Mário (entre o crioulo e o português) para saberem com exactidão o peso ou a altura da criança ou se a criança estava numa situação de subnutrição grave ou não…
Eram discussões bastante divertidas…

Acho que merece ser contado o modo como surgiu este micro-projecto que até atrevo-me a chamar de (mini) parceria, já que estamos todos em sintonia com os ODM.

Até à última semana em que estivemos em Empada o Maio tinha sido (quase) dos únicos que não nos havia pedido nada (casacos, calças, óculos, caneta, etc.).
Numa bela manhã de Empada aproximou-se do Mário para lhe pedir os ténis, pois até calçavam o mesmo número.

Depois de conversar com as Irmãs de Empada, o Mário decidiu não dar os ténis, mas também não deixar o Maio sem nada. E então surgiu esta proposta: em Portugal iria arranjar um meio de financiar os seus estudos, já que esse era o seu maior desejo e o único obstáculo seria a falta de dinheiro.

Enquanto isso, o Maio comprometeu-se em juntar parte do dinheiro que recebe no CRN (que irá entregar à Ir. Franca) para pagar a estadia e alimentação em Bissau, durante a época de estudos… a outra parte do dinheiro é para a família.

… …


Os ténis do Mário regressaram a Portugal, já gastos por terras guineenses…

De facto o Mário poderia ter dado os ténis ao Maio.
E depois? O que aconteceria aos ténis daqui a 5 anos?
De nada lhe iriam servir…

Anónimo disse...

Depois do longo comentário, queria dizer que também alinho, como sendo o nº3 da lista.

Aliás, ai de mim se não alinhasse ;)

Anónimo disse...

Eu quero ser a numero 4, no entanto gostaria apenas por curiosidade de saber quanto tempo (meses) será necessário para que o Maio consiga tirar o curso que pretende?

Mário Linhares disse...

Olá Cristiana

Estou muito contente por já sermos quatro! Muito mesmo!

O que combinei com o Maio foi o seguinte: procuraria alguém para ajudar nos estudos do primeiro ano, mas ele tinha de corresponder ao esforço com bons resultados escolares.

O curso dura três anos, mas esta iniciativa dura, para já, até Julho de 2009. Depois, tudo depende dos resultados do Maio.

Vou aumentar a lista!

Anónimo disse...

05 - Luís Giestas (25.Nov.2008)

Anónimo disse...

eu cá sou o 6 e ainda estou dentro dos 8 principais.

Mário Linhares disse...

Empadinha, preciso saber quem és para colocar o nome e poder entrar em contacto.

Depois acordamos por mail o modo como vamos fazer isto. Parece-vos bem?

Mário

Anónimo disse...

eu posso ser o número 7.

Anónimo disse...

Olá! Estou interessada em ajudar o Maio! Como o posso fazer?

Mário Linhares disse...

Olá Marisa

É só enviares-me um mail para combinarmos.

Assim que tivermos as 12 pessoas explicarei a todos como vamos fazer isto.

Obrigado!

Joana N. disse...

posso participar também?

Unknown disse...

Sou a 12ª da lista de padrinhs. Só gostava que pusessem o meu nome como martha xavier (e não fernandes).obrigada e já agora feliz natal para todos

Mário Linhares disse...

Olá Martha!

Está combinado. Já troquei o apelido.
Obrigado pelos votos de bom Natal. Aproveito para os alargar a todos os que lêem o blog.

Mário

pandolet disse...

tenho pena de ter chegado só agora e contente por ja teres as 12 pessoas necessárias... caso o maio nha bons resultados na escola, ou se quiseres iniciar outro mini projecto para lhe arranjar uns tenis ;), avisa, terei todo o gosto em participar.

quanto ao teu blog, uma vez que é o meu primeiro comentário, estou a ler de ponta a ponta e vou-me guardar para o "primeiro"\"ultimo" post.