terça-feira, novembro 04, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


Quando se entra num Hospital, é normal sentirmos um cheiro intenso a desinfectantes.

Quando pela primeira vez entrei no Hospital de Empada, o cheiro a desinfectantes não se sentia... o chão é num mosaico muito pequeno (parecido com as pastilhas de mosaico que se usam nas piscinas) e, de lavado, tem apenas uma água sem detergente que por ali passa de vez em quando.

Chegado aos quartos, a experiência fica mais intensa e perturbadora. O ar fica mais pesado, o cheiro é muito forte e por momentos pensamos que não vamos aguentar ficar ali mais um segundo...
... nos cantos das camas estão canas espetadas... por momentos não percebi a razão de ser daquela situação, mas logo o médico explicou que são as canas que seguram a rede mosquiteira, que se coloca durante a noite.

Fui várias vezes ao Hospital visitar doentes. Um deles já foi referido aqui no blog num comentário da Ketta - Arafam. Um dia escrevo sobre ele...

Das várias vezes que fui ao Hospital, ficava sempre a apreciar os cartazes que estavam fixados no átrio de entrada. Pensava entusiasmado para comigo: "é este o design de comunicação que se faz na Guiné"!
Um dia decidi fotografá-los, para que a memória não se perdesse. Sinceramente não sei se cumprem os seus propósitos, mas não deixam de ser um meio que tenta consciencializar para uma mudança de atitudes e mentalidades.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
Somos um grupo de alunas do 12ºano B, da Escola Secundaria de Oliveira do Hospital.
increvemos-nos no concurso da Del8 na categoria concretização/ resolução do ODM 7, e também na sensibilização/ divulgação dos 8 ODM's.
No desenvolver do nosso projecto, surgiu a ideia de convidar alguem, para vir ate a nossa escola,falar da experiencia que foi contactar directamente com os problemas da aldeia de empada.
Gostaríamos de saber se estariam disponíveis para tal.

Agradecemos uma resposta brevemente=)

Mário Linhares disse...

Sei que a adGENTES está a preparar uma sessão de formação para todos os grupos de alunos inscritos no del8. Os professores também poderão ir.

Penso que a formação será logo no início de Janeiro, mas o ideal será estarem atentas ao site oficial do concurso. Todas as informações oficiais vão aparecer lá.

Em relação a ir a Oliveira do Hospital, acreditem que seria algo que gostaria muito de fazer. No entanto não posso deixar de sentir que se o fizer teria de poder ir a qualquer grupo que me convidasse, de qualquer zona do país, e infelizmente, não tenho disponibilidade para tal...

Mas em princípio estarei presente na formação que a adGENTES está a preparar, assim como outra pessoa que também esteve lá este Agosto.

Acreditem que tenho muita pena mesmo de não poder aceitar o vosso convite...

Espero que estejam animadas com o trabalho!
Até breve!