sábado, maio 14, 2016

No topo da Lagoa do Fogo


Depois de ir buscar a Emmanuelle ao aeroporto, como estava um dia lindo, fomos à Lagoa do Fogo. A vista era impressionante lá de cima. Olhei para o lado e via-se quase toda a ilha rodeada pelo oceano Atlântico. Escrevi:

Quando penso no momento em que estas ilhas foram criadas só consigo imaginar o mistério. Vê-se muito bem cada boca do vulcão que ajudou a criar e unificar a ilha de S. Miguel. Vêem-se muito bem as duas cidades principais: Ponta Delgada e Ribeira Grande, o modo como os portugueses foram ocupando a ilha, preservando o interior que ficou com a geografia natural de há milhões de anos.
É um privilégio estar aqui e contemplar esta beleza. É uma benção enorme poder partilhar com outros a minha vida sem segredos. É isso que me tem feito!




(alguma informação sobre este desenho aqui)

sexta-feira, maio 13, 2016

Furnas


Há coisas que não dão para desenhar. Os cheiros são uma delas.
Na Lagoa das Furnas, na ilha de S. Miguel, perguntei à senhora que me vendeu um pão Lêvedo se gostava de viver ali, com o cheio a enxofre, no coração de um vulcão activo...
Deu uma gargalhada e disse (em sotaque açoreano):
Ó senhô, estê muite más segûre aquî do que no mei daquêles maluqes tôdes cume em Bruxêls.
Sorri e disse-lhe: É bem verdade!

quinta-feira, maio 12, 2016

Rabo de Peixe


Ir a S. Miguel e não ouvir falar de Rabo de Peixe é coisa rara.
Estava uma ventania danada, chuva e muito frio. Ainda assim, eu, a Ketta e o Miguel fomos até lá. Estacionámos, demos uma volta, o Miguel comprou um vestido "à marinheira" para a mulher e voltámos para a carrinha. Eu voltei a sair e dei por mim abrigado da chuva à porta da igreja, a desenhar o que podia, colocar aguarela no meio de uma humidade sem fim e ficou assim...

quarta-feira, maio 11, 2016

Alexandra Baptista


O meu amigo  costuma dizer: "o caderno é para estragar".
Cada vez estou com mais vontade de entrar nesta onde dele. Escrevo por cima dos desenhos. Coloco a cor à bruta. Desenho à pressa com canetas mais grossas. Desenho com outra cor por cima de outros desenhos, mas ainda não consegui a pureza que ele consegue...

Neste dia, em pleno Largo da Matriz, em Ponta Delgada, encontrei-me com a Alexandra Baptista dos USk Açores e desafiei-a para um retrato.

É muito bom ver como ela consegue contagiar os alunos com o diário gráfico, sempre com experiências novas, um verdadeiro laboratório plástico, uma inspiração. Este sábado ela vai dar uma formação em Lisboa. É a não perder!
Se conseguir passo lá!

terça-feira, maio 10, 2016

Mãe de Deus em Ponta Delgada


Último exercício do retiro do 1º grupo.
Havia que fazer um balanço e, como nem tudo é desenhável, a escrita apoderou-se do meu caderno.

Fui estacionar a carrinha no alto da mãe de Deus. O Pedro RF foi atrás de mim para estacionar o Opel. Subimos e a vista abriu-se. Para quê descer? 
Enquanto desenhava, o Sr. Vítor Tavares aproximou-se de mim. Meteu conversa e acabou desenhado. Pediu-me para tirar uma fotografia ao desenho, mas o tlm dele não tinha câmara. Foi o Pedro RF que me emprestou o tlm para a fotografia. Enviou-se um sms, mas deu erro. Acho que nunca chegou a receber a fotografia. Nessa altura, o texto ainda não estava lá.
Desci as escadas para trocar com a Ketta. O Matias dormia na carrinha e era a minha vez de ficar com ele. Enquanto dormia, vagueei pelas palavras e fui fazendo o meu balanço. 
Talvez tenha escrito demais, não sei, mas agora ficou assim...

segunda-feira, maio 09, 2016

Gorreana


É difícil apanhar a riqueza cromática dos verdes dos Açores. 
Chegando às plantações de chá da Gorreana, o desafio é ainda maior...

Enquanto desenhava a máquina de secar as folhas de chá, um casal espanhol aproximou-se e estivemos à conversa uns largos minutos. O resumo de tanta palavra trocada seria:
"Esperemos que os turistas não destruam este espírito autêntico que ainda encontramos nos Açores."

domingo, maio 08, 2016

Flaf

 parte de trás do cartão de apresentação do Florian Afflerbach




Sempre que posso compro os projectos artísticos dos meus amigos. Em 2012 eu e a Ketta fizemos uma troca com o Florian Afflerbach e, nunca como agora, este jogo de cartas dele fez tanto sentido.

Estou chocado, desde 6ª feira, quando recebi uma mensagem do Gabi a avisar que o nosso amigo tinha morrido num trágico acidente de viação.

Conheci-o em 2011 no Simpósio de Lisboa. 
Fui à procura e encontrei esta entrevista que fizemos para o apresentar no blogue.

Lembro-me muito bem do caderno A3 dele que, aberto, fazia um A2. Das composições na página. Do espaço em branco. Do rigor alemão, mas com sorriso fácil.
Volta e meia trocávamos emails. Tínhamos a mesma idade.

Em Manchester temos de fazer-lhe uma homenagem. É incontornável...

sábado, maio 07, 2016

Saídos da prateleira

Hoje vou estar em Évora para apresentar o trabalho que tenho desenvolvido nos últimos anos sobre o espiritual no desenho.

Quando se tem muito para dizer e desenhos para mostrar, há que procurar a sabedoria de escolher as palavras certas para transmitir o que é verdadeiramente importante.
Dividi a apresentação em quatro partes: uma mais teórica e depois exemplos de três exercícios, respectivos enunciados e conclusões.


Fui à prateleira dos cadernos para escolher os certos para mostrar.
Saíram da escuridão estes desenhos de Turim, feitos em 2015. 
O Santuário da Consolata foi onde o P. José Allamano foi reitor e onde percebeu que tinha de fundar os Missionários da Consolata. Grande e santo homem!


Turim é uma cidade onde não me importava de viver durante uma temporada.
Acredito mesmo que um dia isso acabará por acontecer...

sexta-feira, maio 06, 2016

Lagoa do Fogo


Chovia muito
e o vento era exagerado.
O nevoeiro rodeava-nos como que a brincar
e a fazer imperar o seu arrepio na espinha.

Se aspirar às coisas do alto,
É assim tão intempestivo,
Só dá para lá ir espreitar
E guardar o vislumbre.


quinta-feira, maio 05, 2016

Ligar o céu e a terra


Ligar o céu e a terra no mesmo desenho.
Dito assim, e sendo o título de um exercício, o mais óbvio seria desenhar a terra e o céu...
Mas não, o que liga o céu só podem ser as pessoas e não a linha do horizonte...
Entre os vários textos de apoio estava este:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Álvaro de Campos

Depois de desenhar o Sr. Manuel da Cunha, no mesmo banco, a apanhar Sol, estavam estes homens todos. Foi um fartote de ligações entre o céu e a terra, entre todos os sonhos do mundo... que nada significavam, mas que tudo significavam...

quarta-feira, maio 04, 2016

"Rusto" de Cão - S. Roque


- Aquiê Ruste d'cã - Sã Roque
- Como?
- Ruste d'cã - Sã Roque
- Pensava que era apenas São Roque...
- Nã, Ruste d'cã - Sã Roque.

Escrevi o melhor que consegui do que percebi: Rusto de Cão - S. Roque.
Mais tarde, em conversa com a Alexandra Baptista, percebi que deveria ter escrito "Rosto de Cão - S. Roque"!! Claro, agora faz sentido, mas na altura não conseguia transformar o som ûûû num ó. Esta pronúncia açoreana é difícil...

Parece que havia ali uma rocha no mar que, vista de determinado ângulo, fazia lembrar o rosto de um cão. Entretanto parte da rocha desfez-se e já não lembra o fiel amigo de quatro patas. Ficou o nome...

Nesse dia estive à conversa com o Sr. Manuel da Cunha. Trabalhou 32 anos na marinha mercante. Passava mais tempo no mar do que em terra. Hoje está reformado e não tem saudades do tempo do mar. Veste-se de preto. É uma simpatia e de conversa fácil.

terça-feira, maio 03, 2016

26 de março

Tenho tido a sorte do meu aniversário calhar quase sempre quando estou a viajar.
Também tenho a sorte do meu aniversário ser no mesmo dia dos USk Portugal. Tudo começou em 2009, já lá vão 7 anos e tanta coisa mudou. Basta ver a dinâmica do grupo. Nunca imaginei, quando eu e o Eduardo transformámos o blogue de um workshop nos Urban Sketchers Portugal, que iam ser o que são hoje. Há muitos detalhes que ainda estão ocultos. Horas passadas a fio um com o outro a pensar coisas em grande para o grupo. A organização do Simpósio em 2011 e a mudança agora para outras lideranças. Enfim, um dia, quando for velhinho, lá colocarei tudo em papel...


Este ano, a 26 de março, estava em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, Açores.
O tema era o do 3º dia. As diferenças entre o 1º, o 2º e o 3º dias, e como o desenho podia mostrar essas três camadas de entendimento: confusão, maturação, entendimento.


No texto que o P. Nuno Branco nos entregou, estava esta frase: "o 3º dia é mais do que uma data". 
Eu, a pensar no meu aniversário, sentia isto mesmo. A minha vida é mais do que uma data... ou um espaço temporal entre datas...


Dia 26 de março foi o dia da Vigília Pascal. 
Optei por desenhar durante as leituras, que foram 5, e escrever o refrão do Salmo enquanto era cantado. Na Vigília celebra-se a ressurreição. Não é uma vida nova, é mesmo a ressurreição. Tão difícil de entender que só se pode mesmo confiar que a nossa vida está carregada de sentido e que não estamos cá por acaso. Eu acredito nisso mesmo.

segunda-feira, maio 02, 2016

S. Miguel


Não sei bem o que escrever sobre este desenho.
Parte foi feita na lagoa das sete cidades. 
Outra parte foi feita na marina de Ponta Delgada.
Tudo inacabado...

domingo, maio 01, 2016

Via sacra no Livramento, Açores


Na sexta feira santa, aquela mesmo que antecede o domingo de Páscoa, costuma caracterizar-se pela realização de uma via sacra em cada terra que tem uma paróquia.
Nos Açores, durante o retiro e depois de jantar, lá fomos nós para a as ruas da freguesia do Livramento para participar/desenhar a via sacra.

Era escuro e tudo acontecia muito rápido. Os jovens tinham as estações muito bem preparadas e, curiosamente, parava-se em locais perfeitamente banais - entrada de uma garagem, passeio da estrada, janela de uma casa - onde cada família tinha preparado um pequeno nicho sobre o tema de cada estação.

Fui desenhando o mais rápido que podia. Entre caminhadas, músicas, perguntas, olhares, esta foi, provavelmente, uma via sacra de que nunca mais me vou esquecer...

sexta-feira, abril 29, 2016

Retiro dos Açores - o início

Não costumo publicar os desenhos resultantes do retiro de diários gráficos e, quando o faço, escolho sempre apenas um ou dois. Desta vez, contudo, está-me mesmo a apetecer. Não sei se é porque o de Marrocos está aí mesmo à porta, mas a verdade é que não quero que fique tudo guardado na prateleira aqui de casa...



O primeiro exercício é sempre uma apresentação desenhada. O P. Nuno Branco sj, pegou num texto do profeta Isaías em que ele refletia sobre o seu destino e lançava esta pergunta bombástica: "quem meditou no seu destino?", referindo-se a ele próprio.
Fiz na mesma dupla página aquilo que sinto que me caracteriza neste momento: a rapidez de execução e a eficácia na resolução de milhares de tarefas que tenho sempre em mãos, mas também a calma e paciência que dedico a cada coisa que quero fazer sem ter nenhum critério especial, só porque sim. Daí desenhar calmamente uma pedra, procurando o rigor, o detalhe, a análise eficaz, por cima de um tema arquitectónico banal...


Depois peguei no aparo e no frasco de tinta da china para me lançar numa técnica nova, algo que acredito que também me caracteriza: gosto de me aventurar por coisas novas, sem medos nem receios, ainda que isso implique ir para o outro lado do mundo, ou casar com alguém que nasceu lá desse lado! :)


Este exercício terminava com um último desenho acompanhado de uma frase que nos tentasse definir em três características. Escrevi simples, dedicado e aprendiz. Sei que o sou e tinha de o escrever.

quinta-feira, abril 28, 2016

O bosque de La Tourette


Último desenho de La Tourette. Mais um em folha solta. Mais um para oferecer...
Todos os anos fazemos o amigo secreto. Oferecemos e recebemos um desenho de alguém do grupo. Este ano, desafiámos o 12.º ano a preparar a dinâmica do amigo secreto. Entregaram-nos umas folhas que, na parte de trás, tinham duas cores, sendo essas as únicas que podíamos depois usar para fazer o desenho. A mim calhou-me o preto e o amarelo.

Guardo sempre com muito cuidado estes desenhos que recebo. Tenho a impressão que alguns destes meus alunos vão ser alguém importante um dia...

Quando estava no meio do bosque de La Tourette, à procura do meu habitáculo, dei-me conta que seria ali o local perfeito para fazer um desenho inesperado para oferecer. 
Calhou-me como amiga a Rita Barata, uma aluna que escolheu Humanidades no 10.º ano, mas que mudou para Artes no início do 2º período. E ainda bem que mudou. Movimenta-se em Artes como peixe na água. Comunica o seu trabalho como ninguém. Apaixona-se por tudo o que lhe é pedido. Procura sempre fazer mais e ir muito mais longe do que os desafios que lhe são colocados.
São alunos como ela que me obrigam a ser melhor professor. Obrigam porque senão não estou à altura...

Fiz-lhe este desenho de propósito. Escrevi na parte de trás que é um desenho inesperado porque a Arte é assim mesmo: misteriosa. 
Queria que ela tivesse um desenho meu que fosse raro, pouco evidente, fora do habitual. Porque é isso que ela é: rara!

quarta-feira, abril 27, 2016

Esbarrar com a realidade


Este é o meu penúltimo desenho feito em la Tourette.
Não foi o penúltimo desenho feito lá, mas é o segundo a contar do fim a ser aqui publicado.

O tema do exercício era o 3º dia e baseava-se em dois textos. Um do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj e outro do profeta Jonas que já tinha utilizado no retiro de diários gráficos na Sicília.

Não me querendo alongar muito sobre as relações entre textos, até porque poderiam ficar fora de contexto, transcrevo apenas algumas partes do P. Vasco:


Diante de um acontecimento qualquer, e particularmente de um acontecimento doloroso, há um primeiro tempo de confusão, de conflito, de choque, de esbarrar com a realidade, é o “primeiro dia”.

Há depois um “segundo dia”, um segundo tempo de interiorização, de reflexão, de “metabolização” desse acontecimento.

Virá, então, um terceiro tempo e momento, o “terceiro dia”, quando começamos a ver as coisas com outros olhos.

Creio que foi o que me aconteceu em La Tourette. O terceiro dia metafórico foi no meu segundo dia com as Laudes da manhã. Comecei a ver tudo com outros olhos...

terça-feira, abril 26, 2016

Un cadeau de La Tourette


Depois dos quatro desenhos em três folhas soltas, fiz mais dois para oferecer.
Este, visto de uma das zonas comuns do interior do convento - o átrio que dava acesso à capela, ao refeitório, à igreja e a um corredor interior para o lado nascente do edifício - tinha um envidraçado excelente para se compreender o interior do claustro e o piso térreo de acesso livre.  Aquela pirâmide é a capela dos noviços.

Ofereci este desenho à Catarina Santos, aluna do 12.º ano de Artes que é minha aluna desde o 5.º ano. Há 3 anos escrevi este post porque nenhum aluno meu ia para Artes, mas ela, depois de uma semana em Ciências, mudou-se para o que verdadeiramente está cá para fazer: Artes! 
Foi um prazer enorme oferecer-lhe este desenho quando fez 18 anos. :)

segunda-feira, abril 25, 2016

La Tourette em folhas soltas


Ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente o Kiah Kiean fez-me sair do caderno. Quem me conhece sabe que o desenho em cadernos é, para mim, quase como o ar que respiro, mas não há que ser obstinado com o assunto. Desenho é desenho e, se por um lado sabemos que no caderno as páginas são para guardar entre capas duras na prateleira lá de casa, também é verdade que as folhas soltas permitem ganhar escala e colocar os desenhos nas paredes lá de casa!

Com uma logística complicada (para mim, o lado mesmo mau de não usar o caderno), havia um desafio para fazer à lá KK: mostrar as características do edifício do Le Corbusier com vários desenhos numa mesma composição.

À noite, na secretária da minha cela, comecei a escrever sobre o que não conseguia entender na estrutura, mais especificamente, o claustro. Engraçado como essa escrita me levou o pensamento para conclusões que me pacificaram. Realmente há coisas que não podem ser desenhadas. Os pensamentos são uma delas. Só se for em forma de letras...

domingo, abril 24, 2016

Around the world in 80 pages: the book


Este foi um dos projectos mais divertidos em que participei. Tudo começou quase há um ano e terminou agora num livro com 80 histórias de viajantes apaixonados com muito para contar! 
Infelizmente o livro não está à venda, mas não podia deixar de partilhar aqui um pouco deste projecto:


Na fase de concepção de desenhos para o lançamento do concurso convidei a Paula Xavier, amiga desde sempre e excelente ilustradora/trabalhadora. A produção de desenhos soltos foi tanta que ajudou a suportar todos os detalhes e imprevistos que iam surgindo. Agora, quase todos esses desenhos apareceram nas guardas do livro! :)


A paginação ficou excelente. Todas as histórias têm necessidades diferentes pela colocação da fotografia e dos desenhos. A equipa está de parabéns!


Na sexta feira foi possível conhecer alguns dos autores das histórias. O José foi um deles. Quando se está num local cheio de gente que gosta de viajar sentimo-nos já em viagem, os sorrisos são muitos e o mundo inteiro parece que é já ali...


Este foi um dos desenhos que gostei mais de fazer. Tenho muitos amigos que trabalharam na Amazónia, junto dos índios, pelos seus direitos enquanto pessoas.


Li todas as histórias enquanto viajava de avião sobre o oceano Atlântico entre Lisboa e Nova Iorque. Quando há tantas, tão cheias de coisas incríveis, esta, chamando a atenção para a beleza dos pássaros a mergulhar na água foi a que me cativou mais. Por mim seria uma das vencedoras. Quando a li, soube logo o desenho que ia fazer...


Foi só um cheirinho do livro. Vou fazer a pressão que puder para que ele chegue às bancas. As 80 histórias merecem e dá um excelente presente!


Na sexta feira passada foi a cerimónia de entrega de prémios no CCB. Pediram-me para falar 5 minutos sobre o trabalho de ilustração. Contei 5 histórias em 5 minutos sobre a aventura deste projecto (ou pelo menos tentei, mas acho que me atrapalhei). Ainda estive a aguarelar desenhos para todos os participantes. Foi espetacular!
No final, tinha de tirar uma selfie com a Paula!


Estava montada uma exposição com todas as histórias. Tudo com um acabamento de excelência. Impressão em pvc como nos Urban Sketchers Portugal tão bem conhecemos.


Quando vejo isto assim à distância penso sempre: 
Como é possível que, algo que eu gostava tanto de fazer quando era pequeno - desenhar - me tenha ajudado a participar em projectos tão incríveis como este?

E a Brompton ali mesmo, a fazer lembrar o outro projecto em que participei...

Negações


Este foi um dos desenhos que mais gostei de fazer nos últimos tempos. Toda a história dele (e de outros dois que o antecederam) na pastoral da cultura.

sábado, abril 23, 2016

Terraços de La Tourette


Fruto da boa impressão que o nosso grupo deixou junto dos monges dominicanos, o Ir. Marc ofereceu-nos uma subida aos terraços do convento. Agradecemos, claro está, mas não tínhamos a noção do privilégio que nos estava a ser oferecido até a senhora da recepção nos ter dito que os monges só oferecem a ida aos terraços a quem eles querem e que é tão raro que acontece, no máximo, 5 vezes por ano!


A subida lá acima permitiu dar-nos conta de que o verdadeiro claustro dos monges é o terraço. É ali o espaço deles de meditação e comunicação. O claustro interior, esse, é uma obra de mestre do Le Corbusier: sendo este o único convento dominicano que está no meio da Natureza em vez da cidade, o claustro interior pretende mostrar o caos da cidade, avenidas, diferentes planos, para que os monges não se alheiem completamente do mundo que os rodeia. O claustro tradicional dos conventos inseridos na malha urbana procura ter a harmonia da Natureza através de elementos ajardinados e da presença da água.


A relação do convento com o espaço natural que o envolve é de grande proximidade a Nascente, intermédia a Sul e longínqua a Poente. As coberturas ajardinadas diminuem de forma gritante o impacto do edifício na paisagem. Visto daqui, tudo se dilui...


A visita ao terraço não deu tempo para mais do que dois desenhos rápidos: um é do mesmo ponto de vista da fotografia de cima, o outro é mesmo junto à chaminé do convento. O terceiro é já no caminho dos cavaleiros, a andar de costas em direção ao autocarro e a ver o convento cada vez mais pequeno...

No dia anterior à noite desenhei a porta de entrada na capela, num esboço mínimo, enquanto o Fr. Jean François nos mostrava a capela à noite e falava da cruz que se forma quando a porta se abre e cruz a janela horizontal ao fundo...


sexta-feira, abril 22, 2016

Cela de La Tourette


O dimensionamento de todo o espaço arquitectónico, para o Le Corbusier, é baseado no modulor, o que faz com que o pé direito das celas seja de apenas 2,26 mt. 
Num primeiro momento há, de facto, uma sensação de compressão, diria mesmo claustrofobia. Contudo, ao segundo dia, é impressionante o sentimento acolhedor que se tem na cela, sobretudo quando utilizamos os outros espaços comuns como o refeitório, capela, biblioteca, sala de visitas, etc.

A Sara Amado (uma colega minha professora nas Doroteias), lançou então um exercício de desenho dentro da cela. Fiz três desenhos na mesma dupla página, mas já não tive tempo de desenhar a secretária e a pequena varanda. Espero que fique para uma próxima! :)

quinta-feira, abril 21, 2016

Deserto de Marrocos


A minha paixão por África é mais especial pela África Negra, aquela que fica abaixo do Deserto Saara, mais pobre, chamada de Subsaariana. Talvez por isso nunca tenha ido ao Norte daquele continente majestoso. Mas é quando menos esperamos que damos por nós a ir aos locais mais inesperados. Fruto do meu trabalho de investigação dos últimos anos O espiritual no desenho, fui convidado a organizar um retiro de diários gráficos no deserto de Marrocos com o P. Nuno Branco sj.
O programa está fechado e tenho a sensação de que será uma experiência única de deserto...

Mais informações, inscrições e programa podem ser pedidos aqui.

La Tourette - land art


Um dos exercícios propostos aos nossos alunos baseava-se na Land Art e de como podemos e devemos habitar o nosso território.
Com um terreno próximo dos 60 hectares, cada um deveria descobrir o seu habitáculo e fazer ali uma intervenção artística que não danificasse a natureza. A isto seguiu-se um percurso de visitas aos habitáculos e respectiva explicação:
- A Anabela espetou ramos no chão, simbolizando as rotinas diárias e as quebras dessas rotinas.
- A Ana S. juntou ramos caídos num tapete metafórico à entrada de uma escadaria, como que a convidar-nos a entrar.
- O Francisco colocou ramos no caminho guiando-nos até à gruta, de onde se avistava o convento.
- A Eva foi para fora dos muros do convento e queria reconstruir as partes caídas com ramos caídos.
- A Rita A. encontrou uma bifurcação e colocou ramos no chão a simbolizar as escolhas que fazemos.
- O Vasco encontrou a base de uma árvore cortada, coberta de musgo, e alinhou vários ramos centralizados com a base do tronco.
- A Sofia colocou paus e pedras a proteger uma flor que estava a despontar.
- O Manuel Tiago juntou musgo num abrigo e colocou uns ramos encostados como assinatura.
- O João L. alinhou ramos por cima do musgo como respeito pelo espaço.
- A Matilde encontrou um código gravado numa pedra e reproduziu-o em grande através de ramos caídos.
- O Rafael pegou em ramos caídos e deu-lhes uma segunda vida, centralizados e alinhados ao alto.
- A Carolina M. bloqueou o caminho para nos obrigar a parar e observar o que nos rodeia.
- A Rita B. transportou ramos e troncos e fez a sua cama com uma vista paradisíaca para o prado verde em frente a um muro caído.
- Eu: pedi que todos gravassem nos seus smartphones o som do percurso que estavam a fazer até chegarmos ao meu local e, chegando lá, que colocassem "play" para termos as feridas sonoras do nosso impacto na paisagem. Fiz um vídeo com o som coletivo que fica guardado para a história...