sexta-feira, janeiro 30, 2009

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


Além de dizer que gosto muito desta fotografia, tenho apenas a salientar o modo de transporte das mercadorias pelas raparigas guineenses. Enquanto nós usamos a força dos braços, elas usam o equilíbrio do corpo inteiro para suportar todos os pesos em cima da cabeça.

É engraçado elas estarem com as mãos nas bacias, porque tal só acontece quando estão paradas, pois em movimento, o equilíbrio e a harmonia é de tal forma que não parece existir a mínima chance do que elas levam à cabeça poder cair...
____________________________________________________________________

Beside the fact that I really like this picture, I just have to point out the Guinean girls' way of carrying the goods. While we make use of our arm strength, they use their whole body balance to support all the weight on their heads.

It's funny that they have their hands on their hips, because it only happens when they've stopped. In motion, the balance and the harmony are such that it looks like there isn't the slightest chance that what they have on their heads will fall…

6 comentários:

Iva disse...

Olá

Já tenho visto o teu blogue várias vezes mas ainda não tinha escrito nenhum comentário.

Só te quero dar os parabéns pela disponibilidade e empenho neste projecto. Continua o bom trabalho. Publicar quase todos os dias não deve ser fácil.

Estamos juntos na missão.

Mário Linhares disse...

Olá Iva

Nunca é tarde demais para dizermos presente! :)
Obrigado pelo comentário.

Publicar neste blogue tem sido um prazer ENORME! Gostava de ter mais tempo para o tornar mais rico, mas pronto...

Até breve!

Amnistisiados disse...

Boa noite!

Já sentia a falta de deixar um comentário por aqui...

Ao vermos estas raparigas de peso na cabeça, parece-nos extramemente fácil fazer o mesmo. Porém, quando tentamos, percebemos que não somos capazes de o fazer com a mesma agilidade com que estas raparigas o fazem. E principalmente, com tanta harmonia, tanto equilíbrio e, até, de uma certaelegância. O peso quase que parece parte do corpo. Acho bonito. :)

Agora a propósito de uma iniciativa do nosso grupo... Todos os anos realiza-se, na nossa escola, a chamada "Semana Na Maior", em que ocupamos os dias com diversas actividades. Estamos agora a pensar naquilo que pretendemos fazer nessa semana (a última do 2º período), e surgiu-nos a ideia de levar a cabo uma campanha de angariação por Empada. O concurso DEL8 e, claro, este blog inspiraram-nos. Aliás, Empada tem-nos inspirado e surpreendido. E queríamos poder agradecer por tudo o que esta aldeia nos está a proporcionar, ainda que, sem o saber... A nossa pergunta é a seguinte: o que acha que Empada mais precisa neste momento? Será que nos pode dar sugestões? Agradecíamos, sinceramente. :) (Um pormenor: esta iniciativa não faz parte da participação no concurso. Aliás, infelizmente não vamos poder participar nas duas vertentes em que nos inscrevemos. Ainda assim, queremos ser úteis de alguma forma e esta parece-nos uma óptima oportunidade para o fazer.)

Muito obrigada por toda a ajuda dada até agora. ;)

Já agora, fico muito contente por ver que têm aparecido pessoas novas aqui no blog. :D

Mário Linhares disse...

Além do mail que vos enviei, vou publicar uma fotografia sobre o assunto.

Anónimo disse...

Ola,Mario.Eu sou a Laura Camará e o meu grupo de trabalho de area de projecto(grupo Goes) da escola secundária Seomara da Costa Primo, queriamos felicitar-lhe pelo seu magnifico trabalho na aldeia de Empada!!Queriamos informar-lhe também, que um dos componentes do grupo GOES, vai viajar,nesta Páscoa para a aldeia de Empada, com o objetivo de sentir todas as coisas boas que você viu e de que,temos a certeza, tanto gostou.Para alem disso pretendemos levar todos os materiais que angariamos durante todo o nosso percurso como Grupo GOES.
beijos e abraços

careninha@gmail.com

Mário Linhares disse...

Fantástico!

Estou sem palavras com a vossa atitude tão pró-activa!

Parabéns! Avisem-me quando forem. Gostava de enviar algumas coisas para a Helena e para a Safi.

Abraço forte!