terça-feira, outubro 07, 2008

Diário Gráfico: Guiné-Bissau | Graphic Diary: Guinea-Bissau




A primeira vez que joguei à bola em Empada foi ao final da tarde, antes do jantar. As crianças estavam a jogar e a vontade que tinha de me juntar a elas era tão grande que não resisti...

Comecei o jogo de chinelos, mas rapidamente passaram do pé para a mão. Jogar descalço naquela terra vermelha é uma experiência incrível. A terra é fininha... entranha-se nos pés ao ponto de ficarmos com a pele vermelha. Assim que fiquei descalço, as crianças começaram a comentar o facto de estar a jogar como elas... riram-se de mim, mas ao mesmo tempo ficaram mais entusiasmadas e o jogo passou a ser mais fascinante!

No meio das dezenas de crianças que estavam no campo, havia uma com uma camisola do Sporting. Na parte de trás tinha o nome do Yannick D'jaló.
Nesse dia não fazia a mínima ideia que mais tarde iria desenhar o Tomás, grande fã do Sporting, mas sobretudo um apaixonado pelo futebol. O Tomás é o irmão mais novo da Helena (aquela que aparece no documentário do del8) e passava os dias no campo a jogar. Por ele não fazia mais nada na vida...

Quando o desenhei, tinha um amigo dele atrás de mim que não parava de rir porque eu tinha desenhado aquele ângulo mais bicudo da nuca da cabeça dele. Quando acabei o desenho fiz-lhe uma proposta: "agora desenha-me a mim" - disse eu. "Cá pudi" (não posso) - respondeu-me ele.

Não pode... ou não consegue... mas uma coisa é certa: o fascínio pelo desenho ficou-lhe entranhado... estava sempre a pedir para mostrar o desenho dele aos amigos!

Nessas alturas pensava em como não me importava de ficar ali a ensinar a desenhar...

Sem comentários: