quinta-feira, outubro 16, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau



Quando a Safi explica no filme que ela e as filhas andam 13 quilómetros para chegar até à horta, não se percebe bem que caminho é esse...

Acho que me compete aqui dar a conhecer um pouco do que realmente se faz a pé. Os primeiros 3/4 do caminho fazem-se por terra batida. Logo quando se sai de Empada há uma descida acentuada e logo depois há uma subida íngreme durante uns bons 15/20 minutos. Sobe-se isso tudo carregado com as ferramentas para lavrar a terra.

O último troço do caminho é já muito perto de um braço de mar. A terra torna-se húmida e aos poucos entramos por uma vegetação tão densa que (pelo menos eu) começamos a olhar para os troncos das árvores para saber quando é que vai cair um cobra em cima de nós...

A imagem registada pela fotografia acima, mostra o terreno exactamente antes de chegarmos à horta... a água é tanta que fiquei com as minhas botas bem ensopadas. Passei o dia inteiro com os pés cheios de água dentro das botas.

Aqui o perigo são as cobras de água... morre muita gente por causa das picadas das cobras de água. Quando estão a trabalhar nos arrozais passam horas a fio com água pela cintura e é muito normal serem picados...

É um trabalho duro.
Quando estava lá não conseguia deixar de me deliciar com a paisagem. De vez em quando parava e pensava no local geográfico onde me encontrava, como que querendo afastar-me em altitude e ver do "alto" como estava longe de Portugal, como estava longe de tudo, e como estar ali era tão especial.

Naquele momento tinha a minha vida confiada à família da Safi...

Sem comentários: