segunda-feira, outubro 13, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau



Quando faltava pouco mais de uma semana para virmos embora, surgiu a oportunidade de conhecer uma nova família. A família da Matilde e do Quintino. Chegámos a fazer a entrevista e tudo. Filmámos a casa, as divisões, onde cozinhavam, dormiam, guardavam os animais, onde plantavam o arroz de sequeiro até chegar a hora de o levar para as bulanhas (arrozais) e estavam sempre várias crianças de roda de nós.

Uma delas era este rapaz que aparece na fotografia. Não sei o nome dele e só o vi das vezes que fui a casa da Matilde (que ficava no extremo de Empada). Um dia disse-lhe que os calções lhe estavam grandes (tinha de subir os calções sempre que dava um passo). Ele ficou envergonhado e desapareceu...

... passados alguns minutos voltou. Apareceu com uns calções diferentes, ainda grandes, mas não tão grandes.
Sorriu para mim.

Nesse dia percebi que o que dizemos tem um peso muito grande. Um ligeiro comentário, uma pequena observação faz a diferença. Senti que o valor da minha voz era tal, que poderia usá-la para algo maior, algo transformador, algo de importante...

... fiquei a pensar nesse momento e ainda hoje penso nele...


... a minha voz está cá e portanto não se pode fazer ouvir lá...

Sem comentários: