quinta-feira, outubro 09, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau



Estava eu no Centro de Recuperação Nutricional quando me foi pedido para registar as novas crianças subnutridas. Nesse dia apareceram no Centro umas 10 crianças novas, além das 50 habituais visitas diárias.

O Centro de Recuperação Nutricional de Empada tem perto de 500 crianças inscritas, vindas de Empada e aldeias das redondezas (dizer redondezas aqui é quase uma ofensa, já que vêm pessoas que caminham um dia inteiro, com uma criança doente às costas, para receberem ajuda do Centro).

Uma mãe vai com a sua criança subnutrida ao Centro de 15 em 15 dias, mas quando a criança tem uma subnutrição grave, a mãe tem de levá-la todos os dias para comer uma papa especial do Programa Alimentar Mundial (PAM).

Neste dia, a criança da foto, chorava de tal maneira que parecia que o mundo ia acabar amanhã! Talvez fosse mesmo para ela. Não sei o que é estar subnutrido e acho que nem consigo imaginar, mas quando uma criança chora neste Centro, o respeito pelo choro é algo de incrivelmente tocante...

... quando tirei a máquina fotográfica o choro abrandou...
... quando tirei esta fotografia a criança olhou para mim com um ar de curiosidade tão grande, que por momentos, penso que se esqueceu do seu choro e se deixou encantar pelo "admirável mundo novo" da fotografia...

... a mãe sorriu... talvez porque por momentos a criança parou de chorar...

Sem comentários: