sábado, outubro 04, 2008

Diário Gráfico: Guiné-Bissau | Graphic Diary: Guinea-Bissau




Eis a Leonor...

Neste desenho parece um pouco mais velha do que é na realidade. A Leonor estava sempre a sorrir, mas quando teve que posar para o desenho ficou séria durante uns largos minutos... nem parecia ela...

Desde que cheguei a Empada que a Leonor me chamava pelo nome. Eu nunca me lembrava do nome dela. Quando passava pelo carreiro, por entre as plantações de amendoim, para ir dar aulas de português, ela gritava ao longe o meu nome. Eu bem queria dizer o dela, mas nunca me lembrava do nome... dizia apenas: "cumá qui bu mansi?" ou apenas"cumá?". A resposta era óbvia: "está bem".
Este era o diálogo mais comum que eu conseguia travar com qualquer pessoa de Empada. Era uma espécie de "olá como estás? - tudo bem!"

Um dia um rapaz disse-me: "Mário, se eu digo o teu nome, porque é que tu não dizes o meu?"
Nem sabia o que responder... não queria admitir que não conseguia memorizar tantos nomes em tão pouco tempo... mas teve de ser. Lá admiti a minha limitação para os nomes...
Depois disse-me: "O meu nome é Helton. Não podes esquecer-te mais!"

A partir daquele dia fiz um esforço para não me esquecer mais de nenhum nome...
... não fiquei um expert na matéria, mas pelo menos não me esquecia tão facilmente...

Leonor foi um dos nomes que fixei primeiro depois da conversa com o Helton...

Sem comentários: