segunda-feira, outubro 20, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau




Quando chegámos a casa da Safi para gravar o dia de trabalho da família ainda era escuro. São essas imagens que estão no início do documentário. Todo aquele cenário era tão fascinante que eu estava na dúvida entre tirar fotografias ou ficar petrificado a olhar para o que me rodeava. O fumo que saía por entre as palhas era lindíssimo... as crianças a acordarem saíam aos poucos de casa e começavam a vestir-se.
Quando a Sumai foi buscar água para lavar a loiça, as crianças aproveitaram a água para lavarem a cara e os dentes...
A Franca lavou os dentes com os dedos. Enquanto lavava os dentes olhava para mim e para a Patrícia. Eu tirei-lhe esta fotografia. A Patrícia gravou todo o momento.

Por esta altura nós já estávamos familiarizados com todos eles. Foi por isso que estas imagens saíram tão naturais...
Nos primeiros dias, quando chegávamos a casa da Safi, todas as crianças vizinhas se aproximavam a pedirem que tirássemos um postal (fotografia). Quase não se conseguia gravar nada. A única coisa que saía eram crianças super felizes a olhar para a câmara e depois para o pequeno visor, tendo como consequência uma risota pegada de alguns segundos.

A imagem que me fica dessas cenas é a do disparar do flash. O efeito imediatamente posterior era uma alegria de tal forma contagiante que só pensava em fazer mais um clique para ouvir tantas gargalhadas de tantas crianças!


2 comentários:

Maria Dias disse...

Bom dia!! Nós somos um grupo de alunos da escola secundaria seomara da costa primo do 12º ano, da disciplina de área de projecto e participantes do concurso Del8.
Viemos por este meio,pedir-lhe algumas informaçoes sobre a aldeia de Empada,para nos orientar sobre as circunstâncias em que este povo vive diariamente.
Gostariamos de entrar em contacto consigo, se houvesse possibilidades gostariamos que respondesse para o seguinte mail
diana_crd@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos! aguardamos resposta.

Anónimo disse...

Boa tarde! O meu grupo de área de projecto está a tratar da concretização no projecto do del8. Se possível, gostaríamos de pedir a sua opinião nalguns aspectos e algumas informações. Pressinto que vai receber muitos comentários deste tipo. Boa sorte e não se esqueça de nós xD. Por favor, responda para o mail: fil.figueiredo@gmail.com

Os melhores cumprimentos. Aguardamos resposta