sexta-feira, outubro 24, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau



Alguém consegue adivinhar o que é isto?

(a Ketta e a Patrícia não podem responder)


... 5 dias depois ...



Um dia, quando íamos a caminho da casa da Matilde e do Sr. Quintino para entrevistar a filha mais nova deles, a Rosa, encontrámos duas senhoras sentadas por baixo do alpendre da casa a tirarem uma "massa" castanha de um alguidar e a moldarem-na numa esfera...

... o resultado final dessa moldagem manual eram umas esferas como as que estão na fotografia. Intrigados com aquilo decidimos aproximar-nos para perceber o que era aquilo. Numa primeira fase, riram-se de nós que não sabíamos o que aquilo era.
Depois lá nos disseram: são bolas de sabão para lavar a roupa.

Acho que nos explicaram como é que faziam esse sabão, mas sinceramente não percebi nada! Acho que fiquei demasiado intrigado com este sabão para ouvir qualquer outra coisa...



9 comentários:

Anónimo disse...

hum...

Anónimo disse...

hum...hum...hummmmmmmm...

Anónimo disse...

As minhas irmãs dizem que à primeira vista parecem almôndegas... eheheheheh!

Anónimo disse...

Talvez bolinhas de terra usadas na construção ou adorno das casas....que tamanho terão as ditas serão à escala da mão? ou serão tão pequenas que poderão ser roladas por formigas..... aposto que farão parte de um jogo!

Luís disse...

Legumes enlameados?

Mário Linhares disse...

estão todos muito longe...

Anónimo disse...

isso e barroooo!!!

Tinho disse...

isso é barro!fui eu o autor do comentario anónimo anteriorrr!!

Mário Linhares disse...

Não é barro. É mesmo sabão! Só que como também tem terra, fica com esta cor acastanhada...