quarta-feira, outubro 22, 2008

Diário Gráfico: Guiné-Bissau | Graphic Diary: Guinea-Bissau



Este foi o segundo desenho que fiz em Empada. Estas árvores que aparecem estão completamente podadas, o que não é normal. Quando chegámos, a Ir.ª Emma disse-nos que dali a 15 dias as copas já estariam com muitas folhas, que quase não se notaria que tinham sido podadas. Achei aquilo muito estranho... como é que em 15 dias as copas das árvores iriam ficar cheias de folhas?

Ao fundo vê-se a palhota onde foi feito o debate com os jovens de Empada. Quando vi essa palhota pela primeira vez lembrei-me de uma fotografia do Gonçalo a dar aulas de viola nesse mesmo local, mas em 1997...

Antes de chegarmos, consta que essa palhota estava inabitável! Eram tantas as aranhas e insectos que se tornava impossível estar ali sentado à sombra. Parece que a solução para o problema passou pela "contratação" de um felino eficaz! O gato da missão chama-se Delmar (veio dos arquipélagos dos Bijagós através de barco), e num prazo de poucos meses conseguiu deleitar-se com tanta bicharada! Não havia aranha que lhe escapasse! Os lagartos (daqueles bem grandes) então, chamava-lhes um petisco! O empenho do Delmar foi de tal ordem que quando nós chegámos, a palhota era um dos locais onde as crianças permaneciam tranquilamente durante as tardes.

... depois de 15 dias em Empada as copas das árvores estavam muito bem compostas, e passadas 3 semanas quase nem parecia que tinham sido podadas!

Eu fiquei incrivelmente encantado com o poder do clima tropical.
O calor conjugado com a humidade faz verdadeiros milagres...

2 comentários:

uivomania disse...

Felicidades! Para ti e para Empada.
Um beijo a toda essa gente e que não se separem da terra.

Ketta disse...

Compreendo-te... é difícil descrever a Guiné-Bissau! Mais difícil seria partilharmos os sentimentos vividos...

Não percebo muito de artes, mas acho que o ser humano "mais artístico" é aquele que sonha para os outros e que goza dessa felicidade através da partilha...

Bernard Shaw tinha razão quando um dia disse:
As pessoas vêem as coisas como são e perguntam: por quê?
Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: por que não?